TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 - História Do Pensamento Administrativo

Pesquisas Acadêmicas: AD1 - História Do Pensamento Administrativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 6

Com base nas aulas 1 a 5, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 5,0 pontos.

Questão 1: Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a eficiência quanto com a eficácia, pois isso representa o perfeito equilíbrio. No entanto, sabe-se que, ao lidar-se com pessoas, as funções eficiência e eficácia carecem ser continuadamente observadas e controladas, para manter-se a probabilidade de alcançar os resultados previamente planejados.

Questão 2: O administrador deve, primeiramente, prever os resultados a serem alcançados, definindo objetivos e metas. Em seguida, designar tarefas e responsabilidade para as pessoas que vão trabalhar na empresa, no projeto ou no empreendimento. Para tal, deve criar uma estrutura composta de funções, especializações e atribuir tarefas e competência para cada membro da equipe.

Questão 3: Maximiniano, em Teoria geral da Administração (200) define a prática administrativa como “o processo de tomar decisões sobre objetivos e pessoas”. Um conceito mais abrangente pode ser explicitado da seguinte forma: Administração é a realização dos objetivos organizacionais de forma eficiente e eficaz, por meio do planejamento, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.

Questão 4: Na alta administração, predomina o exercício das habilidades conceituais. Na gerência média, prevalecem as habilidades humanas. Na chefia operacional, são mais importantes as habilidades técnicas.

Questão 5: A impossibilidade de haver concorrência (aumento de oferta) e expansão comercial da produção artesanal (permitir novas trocas entre produtos de outras regiões) recebeu o nome de cartelização.

Questão 6: Diferentemente dos feudos, nos quais o trabalho tinha por finalidade a subsistência da comunidade, nos burgos existiam profissionais cujas habilidades propiciavam um comércio de produtos necessários à vida social – como roupas e ferramentas agrícolas, por exemplo, e isso lhes assegurava um certo status na sociedade.

Questão 7: Com a emergência das corporações de ofício na alta Idade Média, surgiu a divisão do trabalho sob forma de especialização na produção de determinados bens.

Questão 8: Na produção artesanal, o produto é feito por encomenda, sendo produzido um de cada vez com o uso de ferramentas manuais. O artesão tem pleno domínio do processo produtivo, pois conhece e realiza todas as tarefas. Por isso as mercadorias costumam ter preço acima do alcance da maior parte da sociedade, pois a produção é uma forma de arte.

Questão 9: Na produção em massa, ao contrário, o produto é feito em série, em grandes quantidades, de forma padronizada. Os trabalhadores são divididos em postos de trabalho ao longo da linha de produção e ficam responsáveis por apenas uma ou duas tarefas.

Questão 10: Na produção em massa, as mercadorias atingem um preço mais baixo e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em grande quantidade, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e _padronizadas, sendo todas iguais, pois seguem um mesmo processo de produção. Há grande economia de tempo, pois usa-se a linha de montagem, na qual o trabalho é fragmentado em tarefas dispostas em sequência.

Questão 11: Criadas as primeiras fábricas com a mecanização do trabalho e a implantação da divisão do trabalho, começaram a surgir novos problemas. Entre esses novos problemas, dois deles demandavam soluções imediatas:

a) gerenciar nova força de trabalho;

b) treinar os operários no uso das máquina, objetivando maior produtividade.

Questão 12: Com o surgimento das primeiras fábricas, as respostas para as questões de como gerenciar a nova força de trabalho e dela obter maior produtividade vieram dos estudos de Adam Smith, Babbage e Whitney.

Questão 13: O processo de parcelamento do trabalho tem as seguintes características:

a) O trabalho é decomposto em suas tarefas repetitivas mais simples e básicas;

b) o trabalho é fragmentado em partes que resultam em divisão e especialização da mão de obra;

c) o trabalho é sequenciado em termos do que se precisa executar na linha de montagem.

Questão 14: A produção em massa visava a minimizar os custos e a maximizar o volume padronizando os produtos que eram feitos em série, em grandes quantidades. O princípio adotado era o de economia de escala. Na customização em massa, o foco está no cliente e no mercado. Seu objetivo é fornecer variedade e padronização através de um processo de produção flexível e receptivo.

Questão 15: Em sua avaliação crítica ao sistema capitalista de produção, Karl Marx identificou os seguintes efeitos nocivos para o trabalhador:

a) a hierarquização do trabalho;

b) a depreciação da força de trabalho;

c) a submissão do trabalhador às ordens e à disciplina do capital.

Marx criou o conceito de trabalhador parcial – o trabalhador individual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com