AS REPRESENTAÇÕES FEMINISTAS NO FILME: AS SUFRAGISTAS
Por: Carol Copeti • 28/11/2017 • Monografia • 13.567 Palavras (55 Páginas) • 284 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE ITARARÉ – FAFIT
ANA CAROLINA DE MORAES COPETI
AS REPRESENTAÇÕES FEMINISTAS NO FILME: AS SUFRAGISTAS
ITARARÉ
2017
ANA CAROLINA DE MORAES COPETI
AS REPRESENTAÇÕES FEMINISTAS NO FILME: AS SUFRAGISTAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT para a obtenção do Título de Licenciado em História.
Orientador: Prof.Esp. Marcus Vinícius do Nascimento
ITARARÉ
2017
Autora: Ana Carolina de Moraes Copeti
Título: As Representações Feministas no Filme: As Sufragistas
Orientador: Marcus Vinícius do Nascimento
Aprovado pela banca examinadora:
______________________________________________
Marcus Vinícius do Nascimento
Orientador
_______________________________________________
________________________________________________
Data da apresentação: __/11/2017
Dedico esse trabalho a meus amados pais, Rui Reinaldo Copeti e Nelsi de Moraes Copeti, que não mediram esforços para me ajudar nessa fase de minha vida. Aos amigos por tantas alegrias e tristezas compartilhadas ao longo do curso e desta pesquisa. Pois quando pensávamos em desistir, sempre havia um para apoiar, ajudar e fortalecer.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus, por ter me ajudado com muita saúde, força e perseverança para que eu não desistisse desse desafio, e pudesse alcançar essa vitória.
Aos meus pais pelo apoio, amor, incentivo e paciência em todos esses anos, especialmente na fase de conclusão do curso e escrita desse trabalho, os esforços que não mediram para que eu pudesse continuar foram de extrema importância, sem eles não poderia estar aqui.
Agradeço imensamente aos meus colegas de curso que acompanharam cada passo que dei, desde a primeira apresentação de trabalho até a realização dessa monografia com conselhos, dicas e incentivos. Nós nos fizemos fortes com o apoio do outro, pois sem a amizade, amor e companheirismo mútuo de todos, essa graduação não seria a mesma.
Sou imensamente grata ao meu orientador Marcus Vinícius do Nascimento que teve muita disposição para me ensinar, auxiliar e me orientar durante essa pesquisa. Sempre teve muita paciência comigo e não mediu esforços para que essa pesquisa fosse concluída com sucesso.
Não poderia deixar de agradecer a todos os professores que me acompanharam desde o inicio do curso, cada um com sua especificidade se fizeram extremamente importante para a minha formação acadêmica, cada área do conhecimento que foi aprendida e desenvolvida não seria da mesma forma se não fosse ensinadas por vocês.
“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Josué 1:9
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as representações do feminismo no filme “As Sufragistas” (2015) que retrata as manifestações de mulheres que não possuíam o direito de voto no Reino Unido no início do século XX. O filme discorre sobre os primeiros passos do feminismo, nos quais as mulheres estavam em busca de igualdade, entendendo o voto como parte fundamental deste processo. Outros objetivos da pesquisa estão em discutir a maneira pela qual as mulheres conseguiram o direito de voto na primeira onda feminista através de manifestações e greves. A discussão do conceito de gênero será feita a partir das considerações de Joan Scott (1989).
Palavras Chave: Gênero – Feminismo – Sufrágio – Cinema.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1: Emily é atingida pelo cavalo do rei durante o Derby de Epsom, 04/06/1913 27
Figura 2: Violet Miller falando para Maud Watts sobre a importância de requerer seus direitos e leis que respeite todos os cidadãos. 37
Figura 3: Momento em que Maud Watts entrega seu salário para seu esposo Sonny Watts. 38
Figura 4: Braços de Maud Watts queimados pelo gás, por trabalhar na fábrica de lavagem de roupas. 40
Figura 5: Maud Watts sendo forçada a se alimentar através de sonda nasal. 43
Figura 6: Cena do filme retratando acidente de Emily Wilding Davison, em corrida de cavalo. 44
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 10
1. HISTÓRIA E GÊNERO 17
1.1. O CONCEITO DE GÊNERO 17
1.2. O GÊNERO DENTRO DA HISTORIOGRAFIA 20
1.3. A PRIMEIRA ONDA FEMINISTA 23
2. CINEMA, HISTÓRIA E O FILME “AS SUFRAGISTAS” 28
2.1. RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E CINEMA 28
2.2. O FILME “AS SUFRAGISTAS” 33
2.3. ANÁLISE DO FILME 34
CONSIDERAÇÕES FINAIS 46
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 48
FONTE 50
ANEXOS 51
INTRODUÇÃO
Em diversas sociedades, homens e mulheres exerceram papéis sociais diversos, porém por muito tempo os historiadores ignoraram a presença da mulher na história, era como se as mulheres estivessem ausentes no processo histórico.
Em muitas sociedades a mulher conviveu com limitações sociais, entretanto, muitas mulheres mostraram e mostram que as suas habilidades e capacidades não podem jamais ser entendidas como inferiores às habilidades possuída pelos homens.
...