ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Por: gravidade • 4/10/2015 • Seminário • 6.039 Palavras (25 Páginas) • 165 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
HISTÓRIA GERAL – 60h
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. Explique, com suas palavras, quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Durante o período paleolítico o homem era nômade, viva da caça e da pesca, coletava frutos também para sua alimentação. Usavam as cavernas como moradia, com o passar do tempo descobriram que com a pedra lascada poderiam usá-la como instrumento de trabalho, aprenderam a produzir o fogo e a conservá-lo para se manterem aquecidos e para iluminar suas cavernas. O tempo foi passando e aprenderam a produzir facas, pontas de flechas e de lanças, aprimorando suas técnicas de caça passaram a usar também vestimentas de peles de animais que eram confeccionadas com agulhas feitas de ossos.
No período neolítico aconteceu o descobrimento da agricultura, aqui o homem não era mais nômade e sim sedentário tinha uma moradia fixa, domesticou os animais criando pequenos rebanhos para se alimentarem, começando assim viver em sociedade juntos com outros homens, aprenderam a usar a roda e a polir a pedra para fazer ferramentais, descobriu que poderia cozinha a terra e fazer vasilhames para armazenar alimentos e agua, começaram também a tecer produzindo assim os primeiros tecidos, o culto aos mortos também apareceu neste período.
Na idade dos metais os homens substituíram os instrumentos de pedras e de ossos por instrumentos de metais de cobre e de bronze, assim o homem conseguiu desenvolver técnicas agrícolas, aqui o crescimento da população era bem visível em algumas regiões do planeta desenvolvendo a vida em comunidade que mais tarde daria origens as primeiras cidades.
2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
- PRÉ-HISTÓRIA - até 4000 a.C. (advento da escrita):
A chamada Pré-história começa com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e atividades de caça. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades.
Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver:
• No Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo; e da escrita;
• No Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais;
• Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos, o último período da Pré-Historia demarca o conjunto de transformações que dão início ao aparecimento das primeiras civilizações da Antiguidade, Egito e Mesopotâmia.
• Após o homem pré-histórico descobria a existência de outros povos (civilizações) eles começam a disputar entre si para saber quem eram os mais fortes onde o grupo perdedor serviria como escravo, nasce então, o primeiro método de escravidão.
- IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente):
Na Antiguidade ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.
- IDADE MÉDIA - de 476 d.C. até 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos):
Na Idade Média ocorre a conquista de e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.
- IDADE MODERNA - de 1453 até 1789 (eclosão da Revolução Francesa):
A chamada Idade Moderna, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.
- IDADE CONTEMPORÂNEA - de 1789 até os dias atuais:
A chamada Idade Contemporânea envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.
3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião? Faça uma síntese com suas próprias palavras.
A economia egípcia se baseava na agricultura nas margens do rio Nilo, que deixava a terra fértil na época das cheias, a pecuária, a pesca, a caça, a tecelagem eram atividades muito importantes nessa época. Também era muito comum a troca entre produtos sem a utilização da moeda. No campo da política eles tinham um chefe de estado, o faraó, ele era o dono de todas as terras, o estado controlava as atividades econômicas recolhendo impostos e organizando obras públicas. Se destacaram muito na área da ciência e da medicina com o processo de mumificação que contribuiu para grandes conhecimentos sobre o corpo humano. A cultura egípcia foi influenciada pela religião, principalmente a arte e arquitetura. Na religião eram politeístas acreditando na existência de vários deuses, como Osíris, Hórus, Ísis, Set. Acreditavam na imortalidade da alma, na reencarnação por isso o abito da mumificação acreditando que um dia dia iriam voltar naquele mesmo corpo.
...