Administração E Exploração No Brasil Do Ouro
Exames: Administração E Exploração No Brasil Do Ouro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaisabella • 5/3/2015 • 277 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Os problemas econômicos e financeiros que envolviam Portugal e, consequentemente, a colônia, levaram o governo metropolitano a pensar numa forma mais racional de controlar a exploração mineral. O Brasil passava a ser alvo de maiores atenções da Coroa. Todas as atividades eram sujeitas a vigilância e fiscalização rigorosas. Sobre o ouro encontrado, aplicavam-se altas taxas entre a metrópole e a colônia.
Pela legislação, toda jazida encontrada pertencia ao rei. A descoberta deveria ser imediatamente comunicada à Intendência das Minas. que demarcava o terreno. O ‘descobridor recebia as duas primeiras datas, lotes que continham minério. Os que possuíam mais escravos para o trabalho na mineração recebiam as maiores datas.
Para a exploração do ouro, não havia necessidade de muita aparelhagem ou técnicas sofisticadas. O ouro no Brasil era de aluvião, isto é, encontrava-se nas margens dos rios, podendo ser retirado com técnicas rudimentares. Se a compararmos com um engenho de açúcar, poderemos verificar que a mineração era uma atividade que exigia menor capital.
O trabalho empregado na mineração, como na economia açucareira, também era o escravo, mas havia algumas diferenças. O escravo muitas vezes tinha uma certa participação na produção. Havia, portanto, algumas chances de mobilidade na sociedade mineradora, o que não acontecia na sociedade açucareira.
Havia dois tipos de exploração do ouro: as lavras e faisqueiras. As lavras eram exploradas na forma de grande empresa mineradora, com vultoso emprego de capital, muitos escravos, ferramentas e equipamentos. Pelo sistema de lavra exploravam-se minas que exigiam maiores recursos técnicos para a escavação de profundidade. As faisqueiras operavam na forma de pequena empresa, de um só dono, que explorava o ouro da superfície com o trabalho feito por homens livres ou escravos alforriados.
...