Antiguidade oriental: a educação tradicionalista
Por: 22021992 • 24/4/2016 • Projeto de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 2.402 Visualizações
UDF
História da Educação
Professor: João Batista da Silva
Aluna: Isabela Ribeiro Leite
Matrícula: 15118681
Antiguidade oriental: a educação tradicionalista
- Qual a relação entre o caráter religioso das primeiras civilizações e seu aspecto tradicionalista?
O aspecto tradicionalista tem caráter teocrático, onde o rei ou imperador tem o poder absoluto que se sustenta na crença em sua origem divina. Nesse período a religião tinha muita força dentro da sociedade, muito resistente a mudanças e inquestionável. Tornando o caráter religioso como justificativa do aspecto tradicionalista da sociedade.
- Em que sentido podemos dizer que as civilizações orientais se situam na transição entre as características tribais e as das civilizações posteriores, como as grego-romanas?
Nas tribos o aspecto igualitário dos direitos e deveres era muito forte dentro da sociedade, não havia registros escritos para transmissão de seus conhecimentos e da sua história, que eram transmitidos oralmente para todos. Já nas civilizações ocidentais o Estado tem caráter centralizador, e a existência de uma minoria privilegiada que tem o direito do saber, além disso, se tem o inicio de uma escrita primitiva que aos poucos foram evoluindo. E na sociedade grego-romana já estão evoluídas e a divisão das classes sociais estão mais claras e definidas.
- Por que a necessidade de construir grandes obras públicas leva à criação de Estado forte?
Porque nesse momento o saber representa uma forma de poder, e quanto mais se produz mais sabedoria e força o Estado possui. O Estado que produz pouco, não tem capacidade de se desenvolver de maneira adequada.
- Escriba, mago, mandarim, brâmane: quais são as equivalências entre eles? Quais as consequências para a educação popular?
Eles possuem a função de monopolizar a escrita em meio à população analfabeta, tendo uma posição de destaque na sociedade. Também tinham a função de transmitir seus conhecimentos para uma pequena parte de privilegiados da sociedade e lentamente foi se difundindo pela sociedade.
- Que diferença existe entre o povo hebreu e os demais povos orientais desse período?
Para o povo hebreu só existe um único deus, Jeova, e a ética esta voltada para os valores da pessoa e para a interioridade moral. Além disso, todo ofício e a educação manual tinham importância e valor dentro da sociedade.
- Explique o que você entendeu do diálogo transcrito no dropes 2 e 3.
Que nessa filosofia o objetivo é atingir a iluminação através da intuição mística sem questionar e teorizar. Dando importância aos atos da vida diária, que se aprende com exemplos simples.
- Explique a expressão “rejeição mansa e jovial do materialismo e do compulsivamente cerebral”.
A busca pela mudança, onde os jovens se opõem ao sistema de desenvolvimento criado e ao antropocentrismo.
- Em que sentido a ordem da sociedade tecnológica é considerada “tristonha, voraz e egomaníaca”?
No sentido cultural e desenvolvimentista onde coloca o homem como centro do universo sem considera o meio em que ele vive, e o impacto que seus atos podem gerar aos outros.
- Relacione a expressão “voraz e egomaníaca” com a afirmação: “ Arrogância antropocêntrica com que nossa sociedade vem mecanizando e brutalizando seu meio ambiente em nome do progresso”. Explique e dê exemplos.
O desenvolvimento da sociedade está cada vez mais ligado à urbanização da sociedade, onde as indústrias tem superioridade ao campo. Sem considerar os impactos futuros que seu progresso pode gerar. Gerando o desmatamento, poluição fluvial e atmosférica, devastação de espécies animais entre outros impactos.
...