TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme: Carlota Joaquina

Dissertações: Análise Do Filme: Carlota Joaquina. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do filme: Carlota Joaquina

Ano de Produção: 1995

Diretor: Carla Camurati

Caracterize os principais personagens segundo o filme:

Carlota Joaquina: De acordo com o filme Carlota era feia desde criança até o dia de sua morte, muito querida por sua mãe e quando cresceu teve vários casos , mesmo casada com D. João, entretanto D. João sabia já que varias vezes ela dizia que pelo menos 4 dos 9 filhos eram dele. Casada com D. João os dois vão ao Brasil e começam a morar lá. Pelos moradores Carlota era vista como realeza. Ao vermos o filme percebemos que o seu afeto pelo Brasil, era minúsculo, ela não suportava o fato da ida ao Brasil, principalmente pela presença dos negros até o dia que encontrou Fernando que seria seu futuro amante. Ao voltar a Portugal ela se vê muito satisfeita, porem comete suicídio ao ser condenada a exilio por 9 anos , ter ficado louca e por ter sido abandonada por seus filhos.

D. João: No começo da história D João é considerado louco, adorava comer e não teve a educação que seu irmão teve, além disso, era totalmente apaixonado por Carlota, com o tempo ele vai entendendo que Carlota o traia porem não fazia nada, ate o dia em que foram ao Brasil e que Carlota continuava a trai-lo, o que fez o abrir a cabeça para novas ideias como a de entregar ótimos cargos as amantes de Carlota os separando. No final D João explica para o filho que teriam que voltar para Portugal, porque em Portugal todos aclamava o retorno do rei, mesmo ele tendo sido um rei todo esse tempo que esteve no brasil.

Caracterize os principiais personagens segundo a historiografia tradicional

Carlota: Filha primogênita do rei da Espanha Carlos 4° e de sua esposa, D. Maria Luísa Teresa de Bourbon, Carlota Joaquina de Bourbon nasceu em Aranjuez, em 25 de abril de 1775. Com apenas dez anos, casou-se por procuração com o príncipe de Portugal D. João, Descrita por muitos da época como uma pessoa feia, Carlota possuía um temperamento forte e voluntarioso, o que dificultava a sua relação com outras pessoas. Carlota Joaquina foi mãe de nove filhos com a invasão das tropas napoleônicas ao país, em 1807, foi obrigada a embarcar para o Brasil com o marido, os filhos e o restante da corte portuguesa. Por diversas vezes, Carlota Joaquina tentou tomar o poder de seu marido. Em 1816 foi aclamada rainha, após o falecimento de D. Maria 1ª em 1816. D. Carlota Joaquina morreu em Lisboa, no palácio de Queluz, em 7 de janeiro de 1830.

D. João: Dom João VI (1767-1826) foi Rei de Portugal. Começou a governar a partir de 1792, em consequência da insanidade mental de sua mãe D. Maria I. Só se tornou Príncipe Regente a partir de 13 de julho de 1799. No dia 6 de fevereiro de 1818 foi coroado Rei de Portugal, Veio para o Brasil, O Brasil que até então era uma colônia, passou a ser a sede da monarquia portuguesa. Dom João permaneceu no Brasil entre 1808 e 1821. No dia 22 de janeiro de 1808 Dom João chega a Salvador. Em 28 de janeiro de 1808, seis dias após sua chegada em Salvador, Dom João assina a carta régia, decretando a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior. . A tumultuosa partida de Dom João VI deu-se no dia 26 de abril de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com