Apologia De Sócrates
Artigo: Apologia De Sócrates. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunomc27 • 1/11/2014 • 367 Palavras (2 Páginas) • 658 Visualizações
APOLOGIA DE SÓCRATES
1 - O significado da condenação de Sócrates para ele próprio e o juízes.
Acreditava que seria uma vergonha perante a sociedade se o matassem porque eles o consideravam um sábio, com isso ele pensava que poderia ser absolvido. E em nenhum momento ele apelou pela misericórdia daqueles que o julgavam: “Parece-me não ser justo rogar ao juiz e fazer-se absolver por meio de súplicas; é preciso esclarecê-lo e convencê-lo”.
2 – Mensagem aos que o condenaram.
"Eu predigo-vos portanto, a vós juízes, que me fazeis morrer, que tereis de sofrer, logo após a minha morte, um castigo muito mais penoso, por Zeus, que aquele que me infligis matando-me (...)” Nessa parte de uma frase, Sócrates diz que Zeus o vingará e que o raciocínio daqueles que o condenaram não estava correto, pois foi uma maneira não honrosa e injusta, e que seria mais fácil que se tornassem pessoas justas.
3 - Mensagem aos que o absolveram.
Segundo pensamentos de Sócrates, ele gostaria de ter tido tempo para conversar com aqueles que o absolveram, e explicar, segundo seu ponto de vista, tudo o que havia acontecido.
Sócrates disse aos seus amigos um pouco antes de morrer palavras felizes pois acreditava que assim que deveria terminar: "Estejam calmos, então, tenham firmeza"
4 - Discurso acerca da morte.
Sócrates articula vários pensamentos sobre a morte, elevando dúvidas como: a morte é uma mudança, para o bem ou para o mal, como diz nessa frase: “Se a morte fosse mesmo o fim de tudo, seria isso um ótimo negócio para os perversos, pois ao morrer teriam canceladas todas as maldades, não apenas do seu corpo mas também de sua alma”. E como é feita a transação, com quem encontramos, seria como um sonho do qual não acordamos, chegando a acreditar que morrer não seria uma coisa ruim pois não conviveria mais neste mundo.
5 - Último pedido de Sócrates.
Sócrates pediu para que o homem fosse honesto, virtuoso e também que tratasse bem a natureza. Pede a seus discípulos, dentre eles Platão, para que ele fosse justiçado após a morte que, “Castiguem e atormentem seus filhos, da mesma forma que ele os infligiu, se acharem que seus filhos estão cuidando mais da riqueza do que da virtude”.
...