TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Após um período frio de Dryas III

Resenha: Após um período frio de Dryas III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Resenha  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Após o periodo frio de Dryas III, começam a aparecer as condições propicias para a transformção da fauna e da flora. O gradual aumento da temperatura provaca a subida do nivel do mar, o isolamento da tundra e da estepe, o surgimento de lagos na Europa e o predominio das florestas temperadas. Com isso, a fauna também é modifcada para uma de clima ameno ( raposa, javali,coelho...) fazendo com que o homem tenha que desenvolver novas tecnicas e instrumentos de caça. Essas mudanças ocorreram lentamente e proporcianarão aos homens as bases do que será o Neolitico.

A predominancia das florestas acarretou a diminuição dos pastos, logo as manadas que sobrevivam destes desapareceram, pois os prados descontinuos obrigavam os animais a deslocarem-se sozinhos. Então, o homem foi obrigado a criar novas armas, como o arco e os microlitos para conseguir caçar. Outro modo de se adaptar as novas condiçoes naturais, foi a diversificação dos alimentos na caça, pesca e recoleção (surgimento dos concheiros). Essa mudança, estabeleceu os bandos por mais tempo na terra permitindo, assim, uma maior observação do habit, podendo dar inicio a proto-agricultura (pratica continua e regular da colheita de cerais). Todas essas inovações ocorreram na era pós-glacial expondo o potencial humano para se adpatar as diversidades do ambiente e inaugurando as condiçoes para uma sociedade agricolo-pastoris.

Entretanto, como responder ao certo a maneira que houve a mudança da economia de caça-recoleçao para a de produção ? Os arqueologos Gordon Childe e Robert Brainwood, apresetam teorias para essa pergunta. O primeiro, baseava-se no "determinismo do ambiente" ou "teoria do oásis". E defendia que o desaparecimento das chuvas de verão ocasionou uma clima árido com alguns oásis, os quais ilharam animais, vegetação e os homens. Com isso, esses puderam observar o comportamento da fauna e da flora e as sujeitar ao seu dominio. Porém, inumeros testes apontam que esta teoria é inválida, pois tais condições climaticas nunca ocorreram. Já o segundo apresenta uma teoria chamada " teoria dos niveis culturais" ou "zonas nucleares". Esse acredita que após os homens atinginrem um certo grau de desenvolvimento e especialização puderam utilizar o meio de forma mais efetiva. Originando,então, as medidas necessarias para a economia de produção nas regioes em que existiam ,em quantidade, especies domesticaveis, a difundindo a partir dessas areas. A teoria deste arqueologo contraria, tambem, a de Childe, pois as transformaçoes ocorrem em um periodo de prosperidade e não de escassez. Porém , a teoria de Brainwood já foi superada, uma vez que a difusão da cultura neolitca não foi linear aparecendo mais ou menos independente em regioes para além da Crescente Fértil, como na América Central.

Apesar de negar essas teorias os estudiosos baseam-se em 3 noçoes gerais para o surgimento da economia de produção. A primeira é sobre o surgimento dessa em zonas com maior concentração de especies domesticaveis. Enquanto a segunda, é a afirmação da necessidade de haver um desenvolvimento tecnico para a utilização dos recursos naturais. Por fim, o terceiro, é a aplicação das varias tecnicas criadas retirando o maximo possivel dos diversos recursos existentes. Mas, o que caracterizou o Neolitico foi a mudança que o homem proporcionou na natureza, uma vez que este passou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com