Arcadismo No Brasil
Dissertações: Arcadismo No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardo16 • 3/10/2013 • 806 Palavras (4 Páginas) • 731 Visualizações
Contexto histórico : O Arcadismo desenvolveu-se no Brasil do século XVIII e se prendeu ao estado de Minas Gerais, onde se havia descoberto ouro, fato que marcou o local como centro econômico e, portanto, cultural da colônia portuguesa.
No apogeu da produção aurífera, entre as 1740 e 1760, Vila Rica (hoje Ouro Preto) e o Rio de Janeiro substituíram a cidade de Salvadorcomo os dois polos da produção e divulgação de ideias.
Os ideais do Iluminismo francês eram trazidos da Europa pelos poucos membros da burguesia letrada brasileira - juristas formados emCoimbra, padres, comerciantes, militares.[1]
Alguns autores destacados desse momento são Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e José de Santa Rita Durão.
O Arcadismo, também chamado Neoclassicismo, terminou em 1836, no Brasil, e abriu as portas para o Romantismo.
Características:
Delimita-se o Arcadismo no Brasil entre os anos de 1768 (publicação dasObras poéticas, de Cláudio Manuel da Costa) e 1836 (início do Romantismo).
Apesar dos traços do cultismo barroco em alguns poetas, a maioria deles procurou seguir as convenções dos neoclassicistas europeus. São elas:
Utilização de personagens mitológicas;
Idealização da vida campestre (bucolismo);
Eu lírico caracterizado como um pastor e a mulher amada como uma pastora (pastoralismo ou fingimento poético);
Ambiente tranquilo, idealização da natureza, cenário perfeito e aprazível (locus amoenus);
Visão da cidade como local de sofrimento e corrupção (fugere urbem, fuga da cidade em latim);
Elogio ao equilíbrio e desprezo às extremidades (aurea mediocritas - expressão de Horácio);
Desprezo aos prazeres do luxo e da riqueza (estoicismo);
Cortar o inútil ("inutilia truncat")
Aproveitamento do momento presente, aproveitar a vida, devido à incerteza do amanhã. Vivência plena do amor durante a juventude, porque a velhice é incerta (carpe diem).[2]
Além das características trazidas da Europa, o arcadismo no Brasil adquiriu algumas particularidades temáticas abaixo apontadas:
Inserção de temas e motivos não existentes no modelo europeu, como a paisagem tropical, elementos da flora e da fauna do Brasil e alguns aspectos peculiares da colônia, como a mineração, por exemplo;
Episódios da história do país, nas poesias heroicas;
O índio como tema literário.
Esses novos temas já prenunciam o que seria o Romantismo no Brasil: a representação do indígena e da cor local.[3
aUTORES E OBRAS DE NOSSO ARCADISMO
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ARCADISMO (SETECENTISMO) – De 1768 a 1808
JOSÉ INÁCIO DE [ALVARENGA PEIXOTO] (1743-1792)
Nome Árcade: Eureste Fenício
Poesia Lírico-Amorosa (musa-pastora Bárbara): "Obras Poéticas",coletânea de poesias reunidas por amigos e publicadas em Paris (1865), sob o patronato de D. Pedro II. Destacam-se os poemas Bárbara Heliodora(lira escrita na prisão) e Estela e Nize (soneto lírico-amoroso). Muito de sua obra perdeu-se quando o Governo confiscou-lhe os bens em consequência da Inconfidência Mineira.
FREI JOSÉ DE [SANTA RITA DURÃO] (1722-1784)
Poema Épico: "Caramuru" (Lisboa, 1871), poema que exalta o descobrimento e a conquista da Bahia por Diogo Álvares Correia (Caramuru). Composto à imitação direta de Os Lusíadas, de Camões, sem, entretanto, utilizar-se da mitologia pagã. São dez cantos, escritos em versos decassílabos
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