BRASIL COLONIAL
Trabalho Universitário: BRASIL COLONIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adleralves • 11/12/2014 • 309 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
BRASIL COLONIAL: A EXPANSÃO PARA O INTERIOR
BANDEIRAS: As bandeiras foram expedições que partiram geralmente de pontos próximos ao litoral e adentraram no interior da Colônia em busca de riquezas. O objetivo dessas expedições eram buscar indígenas para o trabalho escravo, metais preciosos, como ouro e prata, pedras preciosas e plantas medicinais. A importância das bandeiras foi que em contato com os indígenas possibilitava que eles conhecerem novas plantas medicinais e novos alimentos e essas expedições também possibilitaram o conhecimento de grande parte do interior da Colônia. Os bandeirantes ainda ajudaram na miscigenação do povo brasileiro tendo filhos com indígenas que tinha tanto o sangue português e tanto o sangue indígena.
DROGAS DO SERTÃO: Drogas do Sertão é a denominação que era dada a determinados produtos que eram explorados no interior da Colônia e que, na Europa, eram considerados especiarias. Produtos como canela, guaraná, castanha-do-pará, pau rosa, pau-cravo, cacau, cravo e urucum eram alguns dos produtos extraídos principalmente da Amazônia.
CRIAÇÃO DE GADO: As primeiras cabeças de gado bovino foram trazidas por Martim Afonso de Sousa e o primeiro Governador-Geral Tomé de Sousa também incentivou a criação de gado. O gado era criado no engenho e completava as atividades açucareiras. Além disso, também era usado pra movimentar a moenda, puxar os carros que levavam a cana cortada até os galpões. Também fornecia leite, carne e couro. A criação de gado na Colônia foi uma atividade econômica secundária.
MISSÕES E REDUÇÕES JESUÍTAS: As missões jesuítas tinham como principal objetivo de catequizar os indígenas e manter a fé dos colonos. A atuação dos jesuítas no Brasil se destacou na luta pela proteção dos indígenas contra a escravização pelos colonizadores e bandeirantes. Muitas das missões foram atacadas e destruídas pelos bandeirantes que preferiam escravizar indígenas “pacificados”. Os jesuítas ainda foram os precursores da educação escolar no Brasil, fundaram colégios que redibiam os filhos das famílias abastadas.
...