Behaviorismo
Dissertações: Behaviorismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: burdu • 17/6/2013 • 3.432 Palavras (14 Páginas) • 774 Visualizações
Behaviorismo
CONCEITO:
O termo Behaviorismo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado psicologia. No decorrer da história buscou-se maneiras mais adequadas de se estudá-la. Uma palavra da língua inglesa empregada para designar uma corrente de pensamentos psicológicos, o behaviorismo, que deriva do termo inglês behaviour (Reino Unido) ou beavior (EUA).Jonh Broadus Watson, (1878 – 1958) é considerado o autor do behaviorismo, mas é necessário que se diga que Watson foi, na verdade, o porta-voz dessa abordagem, devendo ser lembrado que antes de Watson, dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem que foi o americano E. L.Thorndike (1874-1949) e o russo Ivan Pavlov (1849-1936).
Behaviorismo é um termo genrico que agrupa correntes de pensamentos na psicologia que tem em comum o comportamento como objetivo de estudo, mesmo que com diferentes formas de estudar ou de explicá-lo sem que seja preciso recorrer aos esquemas mentais ou psicológicos internos.
Para os behavioristas o comportamento é a causa dos meios externos em que o individuo se encontra. Após Watson, o mais importante behaviorista foi B. F. Skinner que por sua vez, sua linha de estudo ficou conhecida como Behaviorismo radical e, a oposta à sua, de “behaviorismo metodológico”, e, enquanto a principal preocupação dos outros eram os métodos das ciências naturais, a de Skinner era a explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas. A expressão utilizada pelo próprio Skinner em 1945 tem como linha de estudo a formulação do "comportamento operante".
O behaviorismo nos traz a idéia clara sobre o que e o que causa o comportamento pois através dele, podemos afirmar que o mesmo pode ser controlado. Sua importância deve a observação e descrição do comportamento que fez oposição ao uso do método de introspecção. Também possui respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada analise do comportamento.
A abordagem behaviorista surge então como tentativa de sintetizar, ou harmonizar a teoria da organização formal com enfoque nas relações humanas. Em virtude da congruência, a abordagem behaviorista é, no fundo, um desdobramento da Teoria Humanística, embora se mostre criticamente contrária aos preceitos desta, em especial quanto as concepções ingênuas e românticas do ser humano.
Dessa forma, a abordagem comportamental aplica o conceito de que é necessário conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano, para, a partir dessas premissas, utilizar a motivação humana como elemento propulsor das atividades produtivas com base principalmente na melhoria da qualidade de vida nas organizações, quase que na sua plenitude.
OS TIPOS DE BEHAVIORISMO
BEHAVIORISMO CLÁSSICO:
Também conhecido como Behaviorismo Watsoniano, erroneamente denominado Behaviorismo Metodológico e menos comumente Psicologia S -R e Psicologia da Contração Muscular, apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais. A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer individuo.
BEHVIORISMO FILOSÓFICO:
Também chamado Behaviorismo Analítico e Behaviorismo Lógico, consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos. Defende que a idéia de estado mental, ou disposição mental, é, na verdade, a idéia de disposição comportamental ou tendências comportamentais.Afirmações sobre o que se denomina estados mentais seriam, então, apenas descrições de comportamentos, ou padrões de comportamentos.
Nesta concepção, são analisados os estados mentais intencionais e representativos. Esta linha de pensamento fundamenta-se basicamente nos postulados de Ryle e Wittgenstein.
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO:
Stanley Smith Stevens entende o comportamento apenas como respostaspúblicas dos organismos. A questão da observabilidade é central.Somente eventos diretamente observáveis e replicáveis seriam admitidos para tratamento por uma ciência, inclusive uma ciência do comportamento. Essa admissão decorre apenas por uma questão de acessibilidade, ou seja, não seria possível uma ciência de eventos privados simplesmente por eles serem desta ordem, privados.
Essa visão, chamada de "behaviorismo meramente metodológico" por Burrhus F Skinner, se distancia da visão Behaviorista Radical que inclui os eventos privados no escopo
das ciências do comportamento e a interpretação como método legítimo "observação”, pois, tornou-se um termo e uma operação fundamental para o Behaviorismo: ela define a categoria "comportamento", seu objeto de estudo.
Comportamento é o observável e, por definição, observável pelo outro, isto é,externamente observável. Comportamento, para ser objeto de estudo do behaviorista, deve ocorrer afetando os sentidos do outro, deve poder ser contado e medido pelo outro. Dai dizer-se que em observação o que importa é a concordância de observadores, e portanto, a necessidade de um treino rigoroso nos procedimentos de registro e análise. Esta ênfase no procedimento de medida , na operação de acessamento levou mais tarde a que se comunicasse a aderência a estascaracterísticas de behaviorismo metodológico.
BEHAVIORISMO RADICAL:
Foi desenvolvido não como um campo de pesquisa experimental, mas sim uma proposta de filosofia sobre o comportamento humano. As pesquisas experimentais constituem a análise experimental do comportamento, enquanto as aplicações práticas fazem parte da análise aplicada do comportamento.
O Behaviorismo Radical seria uma filosofia da ciência do comportamento. Skinner foi
fortemente anti-mentalista, ou seja, considerava não pragmáticas as noções "internalistas" que permeiam as diversas teorias psicológicas existentes.
PRINCIPAIS NOMES QUE INFLUENCIARAM O BEHAVIORISMO
EDWARD C. TOLMAN: Foi um psicólogo norte-americano. estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT), tendo-se doutorado em 1915, na Universidade de Harvard. Os seus trabalhos enquadram-se na corrente behaviorista, considerando contudo que a proposta de explicação do comportamentoapresentada (estímulo-resposta)
...