CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MUBUKWANE
Por: SerginhoAdriano • 26/8/2018 • Projeto de pesquisa • 5.213 Palavras (21 Páginas) • 469 Visualizações
ÍNDICE
Lista De Abreviaturas iii
Declaração iv
Dedicatória v
Agradecimentos vi
Resumo vii
0. Introdução 8
CAPÍTULO I 12
1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MUBUKWANE 12
1.1. Conceptualização Teórica 12
1.2. Localização da Escola Secundária de Mubukwane 12
1.2.1. Contexto histórico 13
1.2.2. Características e Estrutura da Escola Secundária de Mubukwane 13
CAPÍTULO II 15
2. Factores Da Fraca Assimilação Dos Conteúdos 15
2.2. Motivo da fraca assimilação dos conteúdos 16
2.3. Comentários de alunos sobre a fraca assimilação da matéria - 10ª classe 16
2.4. Comentários dos professores sobre a fraca assimilação da matéria - 10ª classe 16
CAPÍTULO III 18
3. Uso Das Metodologias Do Ensino De História Para Facilitar A Assimilação Dos Conteúdos 18
4. Conclusão 20
5. Bibliografia 21
6. Apêandice 22
Lista De Abreviaturas
Av. – Avenida
C.A – Comentário dos Alunos
C.E.E.S.M – Características e Estrutura da Escola Secundária de Mubukwane
C.P – Comentários do Professores
E.J.A – Educação de Jovens e Adultos
E.P.M – Escola primária de Mubukwane
E.S.M – Escola Secundária de Mubukwane
PEA – Processo de Ensin-Aprendizagem
Declaração
Declaro que esta monografia é resultado da minha investigação pessoal e das orientações do meu supervisor, o seu conteúdo é original e todas as fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto, nas notas e na bibliografia final.
Declaro ainda que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para obtenção de qualquer grau académico.
Cidade de Maputo, de de
Dedicatória
Dedico este trabalho aos meus pais, irmãos (as), e amigos da faculdade pelo apoio que ofereceram-me para fazer este trabalho, dedico também ao professor Dr. Hipólito Sengulane e Adolcido Matine pelas dicas que me ofereceu na realização do presente trabalho.
Agradecimentos
Agradeço a Escola Secundaria de Mubukwane particularmente o director da escola Alberto Paulo da Silva Dolane, o director adjunto pedagógico do curso nocturno Venâncio Chichava, aos professores e alunos pela simpatia que tiveram comigo na recolha de dados para o presente trabalho.
Resumo
O presente trabalho reflecte a preocupação assente na assimilação da matéria na Escola Secundária de Mubukwane na 10ªclasse na disciplina de História.
No meio social essa problemática constitui uma inquietação constante em maior número dos progenitores ou encarregados de edução que matricularam os seus filhos na escola citada em cima.
Para superar esse fracasso há necessidade de uso de metodologia de ensino de história convista a tornar o processo de ensino aprendizagem mais crítico e criativo.
O trabalho encontra-se dividido em três capítulos nomeadamente a caracterização a Escola Secundária de Mubukwane, de seguida a descrição dos factores da fraca assimilação dos conteúdos e por fim a análise da importância do uso das metodologias do ensino de história para facilitar o PEA.
Palavras-chave: Metodologias; Ensino; Assimilação, Matéria, Sucesso.
0. INTRODUÇÃO
O motivo do presente estudo centra-se em estudar as metodologias do ensino de História como forma de tornar a aula activa e mais centrada no aluno, minimizando desse modo a fraca assimilação dos conteúdos tratados na sala de aula.
Estudos semelhantes ao tema que aborda-se já foram estudados pelos seguintes autores:
SOARES (2002) na sua obra "Linguagem e escola: uma perspectiva social", a autora discute a relação existente entre a linguagem e a escola no seio dos problemas da educação que contribui para a expansão das desigualdades nas escolas brasileiras e como consequência altos índices de reprovações por parte dos alunos, enquanto o meu estudo versa sobre o uso das variáveis metodologias no ensino de história na Escola Secundária de Mubukwane na 10ª classe, no período compreendido entre 2010-2015.
GARCIA (2003), na sua obra "A avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso: uma prática em busca de novos sentidos", em que a autora discute a forma de avaliação, dizendo que os alunos limitam-se a memorizar as perguntas que os professores vão dando no dia-a-dia escolar o que contribui para a não interacção professor aluno, enquanto o meu estudo aborda sobre o uso das variáveis metodologias no ensino de história na Escola Secundária de Mubukwane na 10ª classe, entre 2010-2015.
QUELUZ (2003) na sua dissertação "O trabalho docente: teoria e prática", a autora discute um trabalho reflexivo e crítico que o professor deve realizar no seu âmbito de leccionar de modo a alcançar sucesso no ensino-apredizagem, como se vê a autora discute esses assuntos enquanto o meu estudo aborda a questão do uso das variáveis metodologias no ensino de história na Escola Secundária de Mubukwane na 10ª classe, no período compreendido entre 2010-2015.
...