CRISE DE29
Dissertações: CRISE DE29. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sasa107 • 11/9/2013 • 1.140 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
Crise de 29
Antecedentes
A crise econômica desencadeada a partir de 1929, quando da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, reflete a crise mais geral do capitalismo liberal e da democracia liberal. No período entre guerras (1919 -- 39), a economia procurou encontrar caminhos para sua recuperação, a partir do liberalismo de Estado.Desde o final do século XIX, a indústria norte americana conheceu um grande crescimento, no quadro da Segunda Revolução Industrial. A produção norte americana deu um salto gigantesco em vários setores, destacando-se a indústria bélica, de material de campanha, de alimentos e mesmo de setores destinados ao consumo interno, uma vez que o potencial de consumo no país aumentou com a elevação do nível de emprego; ou ainda para a exportação, principalmente para a América Latina, tomando o lugar que tradicionalmente coube à Inglaterra. A primeira expressão da crise ocorre no campo, na medida em que as exportações diminuíam, os grandes proprietários não conseguiam saldar as dívidas realizadas no período da euforia, além disso eram forçados a pagar altas taxas para armazenar seus grãos, acumulando dívidas que os levou, em massa, à falência.
A crise no campo refletiu-se nas cidades com o desabastecimento pois o poder de compra diminuía na medida em que a mecanização da indústria passou a gerar maior índice de desemprego; e ao mesmo tempo promoveu a quebra de instituições bancárias, que confiscavam as terras e ao mesmo tempo não recebiam os pagamentos dos industriais que passavam a não vender sua produção
A Revolução
A revolução pós crise de 29 se iniciou quando o governo criou e interviu a economia com uma política de combate à crise, o New Deal , isto é "um novo acordo" ou uma "nova distribuição de rendimentos". O seu programa consistia na reforma do sistema bancário e financeiro, na reanimação da agricultura e da indústria, no lançamento de grandes obras públicas (estradas, barragens), mas sobretudo no estabelecimento de um sistema de segurança social. De entre as medidas sociais destacam-se o estabelecimento do salário mínimo, fixação do horário semanal de trabalho em 40 horas e a atribuição de subsídios aos desempregados.
Ao melhorar as condições de vida dos trabalhadores, diminuindo a miséria e o desemprego, criou condições para aumentar a capacidade de consumo das famílias e relançar a economia. Em 1939, a economia americana encontrava-se quase recuperada.
Outra medida que foi impostar foi em relação a alta nos preços para que os produtores, vendendo mais caro, pudessem honrar suas dívidas. Para isso, fez desvalorizar o dólar. Os portadores de dólares, que os usavam em especulações, trataram de empatá-los em mercadorias, o que provocou um aumento na procura. As cotações na bolsa de valores voltaram a aumentar. Além da reforma monetária , providenciou uma reforma no setor agrícola por meio do AAA (Agricultura Adjustment Act – Ato de Ajustamento na Agricultura). Garantiu uma moratória da dívida dos empresários agrícolas, facilitou o crédito para saldar dívidas anteriores e tratou de racionalizar a produção para que não houvesse superprodução. A renda dos agricultores aumentou.
Stalin
Ioseb Besarionis Dze Djughashvili nasceu em Gori no dia 21 de dezembro de 1878. O nome Josef Stalin só passou a ser utilizado em 1913, por ocasião de sua deportação para a Sibéria. Era filho de pais pobres e passou muitas dificuldades em sua infância. Stalin chegou a estudar em um colégio de padres, mas por apresentar concordância com a ideologia marxista acabou sendo expulso. Envolveu-se ainda com várias ações ilegais como assaltos, em um deles 40 pessoas foram mortas. Stalin foi preso e passou vários anos na cadeia.
O nome Josef Stalin passou a ser utilizado quando esteve deportado por causa de uma prisão na Sibéria. Stalin significa, em russo, homem de aço. Após as prisões e deportações, Stalin se aproximou de Lênin e seu grupo que planejavam a Revolução Russa. Entrou então para o Partido Social Democrata Russo e tornou-se o braço direito de Lênin. O Partido Bolchevique, que reunia os defensores de reformas na Rússia pela via revolucionária, assumiu o controle daRevolução Russa de 1917 e o poder no país. O partido converteu-se em Partido Comunista,
...