TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS DE ARMAZENAMENTO E MOVIMENTO

Projeto de pesquisa: CUSTOS DE ARMAZENAMENTO E MOVIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

1. CUSTOS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO

Devido à diversidade de produtos e a exigência por parte dos clientes de serem atendidos, de acordo com suas expectativas e necessidades, não há como manter uma regularidade entre a produção e a demanda. O processo de armazenagemproporciona manter um equilíbrio entre a produção e o cliente, visando atender as necessidades previstas e imprevistas. Para realizar esta atividade devem ser levadas em consideração questões relativas ao layout, envolvendo as embalagens e as estruturas para o acondicionamento dos estoques, bem como sua movimentação.

A armazenagem é a administração do espaço necessário para manter os estoques e envolve questões relativas à localização, dimensionamento da área, arranjo físico, equipamentos para movimentação e tipo e sistemas de armazenagem.

O manuseio tem como função estabelecer o fluxo de movimentação de materiais. As decisões operacionais de movimentação estão relacionadas a questões como área, arranjo físico, equipamentos utilizados, tipos de operações, rotas de movimentação e tempo. A movimentação de materiais só deve ocorrer quando necessária e, o layout deve proporcionar o melhor fluxo, a fim de evitar movimentos desnecessários.

O processo de armazenagem possui diversas atividades que geram custos para a empresa, como recebimento de materiais,acondicionamento, seleção de pedido ou embarque, etiquetagem, mão-de-obra, manutenção de equipamentos, limpeza e segurança. Esses custos podem ser considerados, dependendo da forma como os estoques estão sendo acondicionados, em fixos ou variáveis.

Os custos fixos ocorrem quando se tratar de armazenagem própria e, em espaço físico alugado, podendo ser reduzidos pela melhor utilização do layout, reduzindo movimentos desnecessários e aumentando a rotatividade, e reduzindo custos com mão-de-obra e níveis de estoque. Os custos variáveis ocorrem geralmente quando os serviços de armazenagem são terceirizados para operadores logísticos.

Uma estratégia logística que está sendo muito utilizada no momento, é a utilização de centros de distribuição, posicionando o estoque em vários pontos da cadeia de suprimentos. Esta decisão permite reduzir custos de manutenção de inventário e transportes, entre outros custos. Também deve ser considerada a estocagem em trânsito, que se relaciona ao tempo em que os materiais permanecem em um veículo.

O maior desafio é assegurar que as estratégias de armazenagem e redução de custos sejam compatíveis com as estratégias de níveis de serviços da empresa. Os principais custos relacionados à armazenagem e movimentação de materiais provém da estocagem e dos movimentos de transportes. Sendo assim, observa-se a importância de conhecer bem os custos de transporte, para equilibrar os custos logísticos e assim possibilitar o desenvolvimento de estratégias logísticas mais eficientes.

Referencia: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/custos-logisticos-1291959.html[

A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objectivo de lhes acrescentar valor (Dias, 2005, p. 189). Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os factores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos (Casadevante, 1974, p. 26).

Importância[

De forma a ir ao encontro das necessidades das empresas, e uma vez que os materiais têm tempos mortos ao longo do processo, estes necessitam de uma armazenagem racional e devem obedecer a algumas exigências (Casadevante, 1974, p. 22):

• Quantidade: a suficiente para a produção planejada;

• Qualidade: a recomendada ou pré-definida como conveniente no momento da sua utilização;

• Oportunidade: a disponibilidade no local e momento desejado;

• Preço: o mais económico possível dentro dos parâmetros mencionados.

Vantagens

A armazenagem quando efetuada de uma forma racional poderá trazer inúmeros benefícios, os quais se traduzem diretamente em reduções de custos. Se não vejamos (Casadevante, 1974, p. 28):

• Redução de risco de acidente e consequente aumento da segurança;

• Satisfação e aumento da motivação dos trabalhadores;

• Incremento na produção e maior utilização da tecnologia;

• Melhor aproveitamento do espaço;

• Redução dos custos de movimentações bem como das existências;

• Facilidade na fiscalização do processo e conseqüente diminuição de erros;

• Redução de perdas e inutilidades;

• Versatilidade perante novas condições

Desvantagens [editar | editar código-fonte]

Algumas desvantagens da armazenagem são segundo Krippendorff (1972, p. 24):

• Os materiais armazenados estão sujeitos a capitais os quais se traduzem em juros a pagar;

• A armazenagem requer a ocupação de recintos próprios ou o aluguel que se traduz em rendas;

• A armazenagem requer serviços administrativos;

• A mercadoria armazenada tem prazos de validade que têm de ser respeitados;

• Um armazém de grandes dimensões implica elevados custos de movimentações;

• um armazém de grande porte necessita de maquinas com tecnologia.

Custos

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com