Camponeses Na Era Medieval
Por: Antônio Carlos • 10/3/2019 • Seminário • 771 Palavras (4 Páginas) • 110 Visualizações
1- Faça uma pesquisa ( breve ) sobre:
a) Modo de vida do camponês medieval:
Por 1.000 anos a Europa dividida em feudos foi controlada pela igreja e por nobres. A idade média moldou o continente que dominaria o planeta.
Época de contrastes sociais profundos, violências, doenças e tímido avanço tecnológico. Nessa época as pessoas mais simples morriam cedo, comiam quando dava e se submetiam às determinações dos senhores e dospadres. Já os nobres moravam em castelos, cobravam impostos pesados e devoravam até nove mil calorias por dia ( comida ).
Um exemplo do grande contraste social vivido naquela época é que um botão de ouro em um vestido de uma dama da corte custava o equivalente a 140 dias de trabalho de um camponês.
Enquanto que o camponês era a pessoa que dedicava suas atividades rurais e a formação de servos para a nobreza, isto é trabalhadores que não eram escravos mais jamais podiam abandonar seus lotes de terra. Os camponeses que viviam na Europa entre os séculos V e XII tinham como missão promover o sustento econômico das camadas sociais em relação aos quais ele era inferior : como o rei, a nobreza e o clero. Eram dados aos camponeses a corveia, a talha, o censo, a julgada e a banalidade que são :
- Corveia: é obrigação do ou da serva trabalhar gratuitamente alguns dias da semana aos senhores.
- Talha: o camponês era obrigado a entregar a seu senhor parte da suas produção.
- Censo: é o tributo reservado a pagar pelo uso das terras aos senhores feudais.
- Julgada: parte da colheita,10%, que tinha que ser dada a igreja.
- Banalidades: pagamento que os servos faziam aos senhores pelo usodo forno, do moinho, do celeiro e de outros.
Já os que moravam nas cidades pagavam tributos aos senhores feudaiscomo forma de recolhimento à liberdade que era desfrutada.
As casas dos camponeses eram construídas com madeira, pedra e barro.
b) Trabalho escravo no Brasil na atualidade:
A expressão escravidão moderna tem sentido metafórico, pois não se trata da expressão mais de compra e venda ou venda de pessoas. A expressão e utilizada para expressar relações de trabalho forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sofrer ameaça, violência física e psicológica entre outras formas de intimidação. Muitas dessas formas de trabalho são acobertadas pela expressão trabalho forçado, embora quase sempre impliquem o uso de violência. Atualmente o trabalho escravo no Brasil.
O trabalho escravo no mundo tem duas características em comum : o uso da coação e a negação de liberdade.
O trabalho escravo no Brasil também ocorre nas áreas urbanas , porém com menor intensidade do que na área rural. Os principais casos nas área urbanas ocorrem em São Paulo,
Onde muitos imigrantes asiáticos e bolivianos, que trabalham dezenas de horas por dia sem folga e combaixíssimos salários.
2- Produzir um texto destacando as diferenças e semelhanças entre o que foi pesquisado nas letras A e B.
Diferenças e semelhanças entre camponeses medievais e a escravidão na atualidade brasileira.
Através do que pesquisamosficou claro que os camponeses trabalhavam muito e pagavam muitos impostos aos senhores feudais. Eles possuíam liberdade, mas ficavam presosa sua missão que era de prover e sustentar seus senhores e o clero, ficavam sempre em divida com seus senhores feudais, o que lhes impossibilitava de tentar outra vida. Morriam muito cedo por causa das doenças e viviam em condições precárias.
...