Carlota Joaquina, A Princesa Do Brasil
Ensaios: Carlota Joaquina, A Princesa Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saraholand • 8/9/2014 • 290 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
D. João é declarado herdeiro do trono
Após a morte do rei de Portugal D. José I em 1777 e a declaração de insanidade de sua mãe, D. Maria I ao perder o filho primogênito em 1972, D. João é obrigado a assumir seu lugar na regência do império português, o que causa-lhes muita apreensão, pois ele não fora educado para assumir o trono.
D. João VI não tinha muita personalidade política, o que fazia com que fosse incapaz de tomar decisões políticas importantes, que por diversas vezes, Carlota Joaquina tentou tomar seu poder. Em 1805, ainda em Portugal, o regente descobriu uma conspiração tramada por sua esposa que, com o apoio de nobres e eclesiásticos, planejava tirá-lo do poder, declarando-o incapaz.
A chegada da família real ao Brasil
Nessa mesma época, na França, Napoleão Bonaparte começava sua expansionista sobre o Velho Mundo. As consequências da Revolução Francesa e o medo do rápido avanço das tropas napoleônicas, D. João VI resolve fugir para sua principal colônia, o Brasil. A chegada ao Brasil e a instalação no país foi bastante conturbada. Percebe-se certo descontrole de preços quando da chegada da família real ao Brasil. O preço de tudo sofreu uma elevação pois a família real demandava em grande quantidade, gerando uma inflação. Sem o menor pudor e preocupação com a população que habitava a cidade, casas foram requisitadas pela cora portuguesa que colocava cartazes com a iniciais P.R. (casa requisitada pelo Príncipe Regente).
Por outro lado, a chegada da Corte trouxe alguns avanços para o país que estava bastante desgastado com a crise do antigo sistema colonial. O Brasil começava de certa forma a dar seus primeiros passos de uma autonomia econômica, principalmente com a abertura dos portos e a fundação do Banco do Brasil.
...