Chernobyl foi fundada em 1193, no norte da Ucrânia, próximo à fronteira com a Bielorrússia.
Por: brendamattos • 26/10/2015 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Chernobyl foi fundada em 1193, no norte da Ucrânia, próximo à fronteira com a Bielorrússia.
Em meados da década de 1970, foi construído pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade. Na construção da usina, foi planejada e construída Pripyat, uma cidade maior e com melhor acesso para os trabalhadores da usina morarem.
O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em 26 de Abril de 1986, onde falhas técnicas e humanas no manuseio de controladores, gerou a explosão no reator central e liberou quatrocentas vezes mais radiação que a bomba atômica lançada Hiroshima (onde continha 50 quilos de urânio 235, com potencial destrutivo equivalente a 15 mil toneladas de TNT). Imediatamente, pessoas morreram e milhares foram evacuadas em uma ação de emergência. A radioatividade atingiu diversas áreas da extinta União Soviética, Europa Oriental e Reino Unido.
Em 27 de Abril de 1986, a cidade estava totalmente evacuada, porém, o acidente gera sequelas até hoje. Os trabalhadores que combateram o fogo foram severamente submetidos à radiação e trinta e um deles morreram logo após. Cerca de oitocentos mil homens trabalharam na limpeza de Chernobyl e sofrem até hoje com danos à saúde.
Medidas de descontaminação foram tomadas, onde foi construída uma espécie de caixão feito de aço e chumbo sobre o reator que explodiu, a fim de isolar o material radioativo que se encontrava ali. Mesmo assim, não foi possível a reocupação de toda a área afetada, a contaminação se concentra em áreas de florestas ao redor da usina, árvores frutíferas também sofreram contaminação. Ainda há uma grande contaminação nos alimentos, devido o consumo de feno e capim por animais e a produção rural para consumo próprio. Até hoje existe um cerco num raio de 30 km em volta da cidade, conhecido como zona de exclusão.
A quantidade de casos de câncer é outro ponto grave. Mesmo em crianças e jovens nascidos após o acidente, ainda pode ser observado o efeito da radiação absorvida pelos pais, já que ocorrem deformações genéticas que são transferidas por gerações. Médicos bielorrussos identificaram aumento no número de cânceres, incluindo o câncer da mama, leucemia e um aumento no câncer de tireoide.
...