Comparação Teoria Classica E Neoclassica Administração
Exames: Comparação Teoria Classica E Neoclassica Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriana3274 • 26/3/2015 • 738 Palavras (3 Páginas) • 2.423 Visualizações
Clássica x Neoclassica:
C- Prever: Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para tingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização.
N- Planejar: Consiste em quatro métodos de planejamento:
1- Planejamento – processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realizá-los.
2- Planejamento estratégico – planejamento do rumo de uma organização e de todos os seus componentes. Direciona a missão da organização em termos de sua principal atividade. Resultados do planejamento estratégico incluem diretrizes amplas e gerais para a seleção de áreas de atividade ou mercados nos quais devemos penetrar, ou dos quais devemos nos retirar.
3- Planejamento operacional – ou planejamento do dia-a-dia, direciona cronogramas específicos e alvos mensuráveis.
4- Planejamento tático – analisa alternativas à realização da missão; os resultados normalmente são alvos de oportunidade dentro da indústria ou do mercado.
C-Organização: É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.
N-Organização: Recursos e atividades para atingir os objetivos, órgãos e cargos. Atribuição de autoridade e responsabilidade.
Uma das técnicas relacionadas com a organização é o organograma que é um gráfico que representa a estrutura formal da empresa, onde aparecem claramente:
1- A estrutura hierárquica, definindo os diversos níveis da organização.
2- Os órgãos componentes da estrutura;
3- Os canais de comunicação que ligam os órgãos
4- Os nomes dos ocupantes dos cargos.
C-Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
C-Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
N-Direção: Na teoria Neoclassica, comandar e coordenar se fundiram na Direção, que a base é acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada com a ação, como colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas: está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa.
Principios gerais de direção:
1- Unidade de comando: Cada subordinado tem um superior a quem deve prestar contas.
2- Delegação: Compreende designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade.
3- Amplitude de controle: Há um limite quanto ao número de posições que podem ser eficientemente supervisionadas por um único indivíduo.
4- Principio da coordenação ou das relações funcionais: É uma ação globalizada e convergente, que harmoniza e capitaliza todos os esforços individuais em beneficio do objetivo comum.
C-Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que
...