Conhecimento Histórico: construção e conceitos
Por: Murilo Almeida • 20/4/2024 • Resenha • 358 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
Curso: História
Componente curricular: Conhecimento Histórico: construção e conceitos.
Docente: Jefferson Zeferino
Período: 2024/01
Discente: Murilo Laines – 22905889
TEXTO: CARR, Edward Hallet. O historiador e seus fatos. In: CARR, Edward Hallet. Que é história? Conferências George Macaulay Trevelyan proferidas pro E. H. Carr na Universidade de Cambridge, janeiro-março de 1961. Tradução de Lúcia Maurício de Alverga. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, Cap. II – A sociedade e o indivíduo.
- Ao definir a relação entre a sociedade e indivíduo, o autor os caracteriza como complementares um ao outro, não opostos. Todo indivíduo nasce em uma sociedade e, desde então, é moldado por ela. Assim como o pensamento individual é moldado pelo ambiente social e político em que estão inseridos, visto a influência da sociedade na perspectiva histórica de diferentes historiadores.
- Se pensarmos no indivíduo como abstrato, fora da sociedade, questionamos a escrita histórica por indivíduos somente sobre indivíduos, uma vez que o conhecimento histórico é resultado da contribuição de homens de diferentes gerações e países, demonstrando a interação entre o indivíduo e a sociedade na construção do conhecimento histórico.
- O autor traz questionamentos sobre a influência de doutrinas políticas na visão do historiador, ou seja, até que ponto o historiador deve envolver-se no contexto social e histórico que está inserido, carregando os em sua abordagem e interpretação dos eventos.
- O texto explora como as transformações na sociedade se manifestam na visão histórica dos historiadores. Durante o século XIX, a concepção linear da história como evolução era predominante entre os historiadores britânicos, porém, após a Primeira Guerra Mundial, surgiram esforços para adotar teorias cíclicas em reação a uma sociedade em declínio.
- Assim, o relacionamento entre o indivíduo e a sociedade durante a criação da história apresenta desafios significativos, como o impacto do ambiente social na visão do historiador e a necessidade de compreender o contexto que moldou sua abordagem. Contudo, a perspectiva tanto da sociedade quanto do indivíduo é fundamental para uma compreensão completa da história.
Pergunta: Até que ponto a visão do historiador como um "porta-voz consciente ou inconsciente da sociedade à qual pertence" impacta a objetividade e imparcialidade na escrita da história?
...