Cultura Popular no Bairro das Rocas - Natal/RN
Por: Cynthya Emerenciano • 29/11/2018 • Relatório de pesquisa • 2.708 Palavras (11 Páginas) • 268 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF
DISCIPLINA: CULTURA POPULA
DOCENTE: RITA LUZIA DE SOUSA SANTOS
AGNALDO RAMALHO DANTAS
CYNTHYA SILVA EMERENCIANO DE LIMA
FRANKLIN RODRIGO DA SILVA
JOSÉ CLAUDINO NETO PITA
LUIZ PAULO DA SILVA CUNHA
A CULTURA POPULAR NO BAIRRO DAS ROCAS EM NATAL/RN
NOVEMBRO/2018
NATAL/RN
AGNALDO RAMALHO DANTAS
CYNTHYA SILVA EMERENCIANO DE LIMA
FRANKLIN RODRIGO DA SILVA
JOSÉ CLAUDINO NETO PITA
LUIZ PAULO DA SILVA CUNHA
A CULTURA POPULAR NO BAIRRO DAS ROCAS EM NATAL/RN
Trabalho apresentado como requisito básico à avaliação da 3ª Unidade da Disciplina de Cultura Popular.
Orientadora: Me. Rita Luzia de Souza Santos.
NOVEMBRO/2018
NATAL/RN
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................................. 4
2. CAPÍTULO 1: LOCALIZAÇÃO E HISTÓRICO ................................................................... 4
3. CAPÍTULO 2: CULTURA .......................................................................................................... 5
a) A FEIRA LIVRE E O MERCADO PÚBLICO DAS ROCAS ........................................... 5
b) FOLCLORE: A DANÇA ARARUNA ............................................................................... 6
c) O PROJETO SOCIAL AXÉ OBÁ ...................................................................................... 7
d) ESCOLAS DE SAMBA DAS ROCAS .............................................................................. 7
4. CAPÍTULO 3: ARTESANATO NAS ROCAS .......................................................................... 8
5. CAPÍTULO 4: MEDICINA ESPIRITUAL E MATERIAL NAS ROCAS ............................. 8
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................................... 9
7. REFERÊNCIAS .......................................................................................................................... 10
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir trata-se de uma pesquisa realizada acerca do bairro das Rocas, situado na cidade de Natal/RN, apresentando o contexto histórico de seu surgimento e denominação, com dados básicos e localização.
Tem por objetivo relatar sobre a cultura identificada no local, apresentando suas especificidades quanto ao folclore, danças, artesanato, medicina e demais peculiaridades encontradas, estando o trabalho organizado em quatro capítulos: Capítulo 1 – Localização e Histórico, Capítulo 2 – Cultura, Capítulo 3 – Artesanato e Capítulo 4 – Medicina Espiritual e Material.
Quanto à metodologia, foram utilizados mecanismos de pesquisa em páginas web e livros digitais, cujas referências se encontram ao final.
2. CAPÍTULO 1: LOCALIZAÇÃO E HISTÓRICO
Rocas é um bairro localizado no estado do Rio Grande do Norte, em sua capital, Natal, na Zona Administrativa Leste com limitações ao Norte com, ao Sul com os bairros Petrópolis e Ribeira, ao Leste com a Praia do Meio e o bairro dos Santos Reis, e ao oeste com o bairro da Ribeira. Possui habitantes, em sua maioria, pescadores, sendo um dos mais antigos da cidade, e está situado próximo ao cais do porto e o mar.
A origem do nome conferido ao bairro, segundo pesquisa do historiador Luís da Câmara Cascudo, advém do Atol das Rocas, lugar de pesca dos homens do mar natalense, que assim o descreveu:
Moravam raros pescadores, mais numerosos na parte superior, que se disse Areal, em princípios do século XX. Contam que o nome provém do atol das Rocas, pesqueiros afamados e de fácil atração para os pescadores. Os que pescavam nas águas do atol das Rocas denominaram Rocas à morada em terra firme.
O potiguar Homero Homem (1921-1990), autor, entre outros da série Vaga-lume, de O menino de asas, publicou Cabra das rocas, em 1966, livro este que se refere à origem simples do bairro e seus conflitos nas primeiras décadas do século XX.
“O cabra”, nesse caso, é João Brás Bicudo, filho e neto de marinheiro, que vive na região miserável do bairro das Rocas, no Rio Grande do Norte. A sua aventura é prestar exame para o Ateneu, colégio onde os filhos dos ricos estudam, na parte alta da cidade. Para isso, ele pede aulas particulares a Seu Geraldo, o farmacêutico da região e tem de lidar com os preconceitos dos colegas e do entorno. É também nesse momento, que ele sofre as primeiras febres de amor. Além de contar a travessia de João, tentando ser o primeiro garoto pobre a estudar, este livro, cheio de regionalismos, é um relato sensível e poético do modo de viver dessa gente humilde: seus hábitos, dificuldades e crendices, as violências e festas do lugar.
Um dos bairros mais antigos da cidade de Natal, no seu começo, as Rocas surgiu com bastante vitalidade,
...