Definicoes Imperialismo, Neocolonialismo, Liberalismo, Socialismo, Comunismo, Estado, Nação E Estado-nação
Artigos Científicos: Definicoes Imperialismo, Neocolonialismo, Liberalismo, Socialismo, Comunismo, Estado, Nação E Estado-nação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rapha03 • 10/9/2014 • 603 Palavras (3 Páginas) • 2.367 Visualizações
Imperialismo
É a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XX, o colonialismo.
Esta prática está registada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado duma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
Neocolonialismo
Conceito aplicado a territórios ocupados e administrados por um governo, em conseqüência de conquista ou da colonização de seus súditos, e aos que se impõe uma autoridade estrangeira. Tal relação termina quando o povo subjugado recupera a soberania, ou se incorpora, em igualdade de condições, à estrutura política da potência colonizadora.
O colonialismo existiu desde a Antigüidade. Entre os impérios do mundo antigo foi exercido pelo Egito, pela Babilônia, pela Pérsia e por Roma.
Liberalismo
O Liberalismo é uma doutrina baseada na liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as intervenções e atitudes de estabelecer pena do poder estatal. Apesar de diversas culturas e épocas apresentarem indícios das ideias liberais, o liberalismo definitivamente ganhou expressão moderna com os escritos de John Locke (1632 - 1704) e Adam Smith (1723-1790). John Locke pensava que o homem tinha capacidade de fazer do mundo um lugar melhor pra se viver.
Socialismo
Socialismo é uma doutrina política e econômicaque surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através dadistribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
Comunismo
O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado.
Estado
A palavra Estado, grafada com inicial maiúscula, é uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. As funções tradicionais do Estado englobam três domínios: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Numa nação, o Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.
Nação
Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo. Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições,
...