TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Mudanças No Estado Brasileiro

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento E Mudanças No Estado Brasileiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2

1) Explique o que foi o denominado "Milagre Econômico Brasileiro".

O período denominado de “Milagre Econômico Brasileiro” iniciou em 15 de março de 1967 a 31 de agosto de 1969, no governo de Arthur Costa e Silva, este que, devido a problemas de saúde deixa o cargo de Presidente para um colégio formado por três membros: General Aurélio Lyra Tavares, Almirante Augusto Hermann Rademaker e Brigadeiro Márcio de Souza e Mello, comandantes das Forças Armadas. Esta Junta Militar passa o poder para o General Emílio Garrastazu Médici que governou de 30 de outubro de 1969 até 15 de março de 1974.

Este período é conhecido como “milagre” devido as altas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), sendo de 10,12% ao ano, acompanhado de inflação declinante e relativamente baixa para os padrões brasileiros, segundo economistas da época, além de superávits no balanço de pagamentos. Estes resultados são a explicação para o chamado “milagre”.

2) O que aconteceu com a dívida externa brasileira durante o regime militar?

Durante o regime militar a dívida externa cresceu com números exorbitantes, deixando-a como herança permanecendo impagável ao longo da primeira década da redemocratização. Ao final de 1984, último ano completo sob a ditadura, o Brasil devia a governos e bancos estrangeiros aproximadamente metade de seu Produto Interno Bruto, ou seja, de toda a renda gerada no país. Juntamente com a elevada dívida externa, o descontrole inflacionário ajudou a compor um quadro de dificuldades que se estenderam até a primeira metade da década de 90.

3) Explique o processo conhecido como "Crescimento Forçado".

O processo conhecido como “Crescimento Forçado” foi o qual o Estado brasileiro continuou mantendo um ritmo de crescimento acelerado, tendo grandes avanços na economia ao invés de retardar este processo devido à Crise do Petróleo. Assim custos foram se elevando, ocorrendo o desequilíbrio das contas públicas aumentando consequentemente a dívida externa.

4) Quais foram as principais causas da decadência do regime militar no Brasil?

Pode-se dizer que o governo militar chegou ao seu término em uma situação em que a inflação estava muito alta, além disso haviam grande obras inacabadas pelo país. Também, com a Lei da Anistia grandes líderes voltaram ao país, concretizando a promulgação da Constituição de 1988. Na economia, ocorreu uma segunda Crise do Petróleo, juntamente com a Revolução Iraniana, justamente no momento em que o Brasil, agora industrializado, estava fortemente dependente da importação do combustível, pressionando ainda mais a inflação neste contexto, gerando aumento na dívida externa. Verifica-se também que o país reduziu o crescimento econômico como forma de sobrevivência à crise criada. Ainda, surge o movimento das “Diretas já” para dar um fim, total, a ditadura no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com