Documentário Vida Primatas - Pré História
Casos: Documentário Vida Primatas - Pré História. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wennya • 3/11/2013 • 352 Palavras (2 Páginas) • 655 Visualizações
O documentário “Vida-Primatas” falará sobre a natureza social e pessoal da vida desses pequenos seres que se apresentam de maneira geral sobre as estratégias especializadas e os comportamentos extremos que os mesmos desenvolveram para garantir sua sobrevivência. Esses mamiferos se espalharam por vários continentes dando origem a diversas linhagens.
A inteligência e a adaptabilidade permitem que os primatas enfrentem os desafios da vida de forma bem-sucedida, contudo suas habilidades lhe permitiram que conquistassem uma incrível diversidade de habitats, principalmente em áreas quentes.
Dando continuidade o documentário falará sobre os gorilas onde o macho dominante é quem lidera o grupo familiar e ele realça sua posição batendo em seu peito com golpes fortes e cheio de ruídos. Em seguida, um dos mais estranhos é o társio, o único primata que é totalmente carnívoro, na qual, procura seu alimento no silêncio da noite, utilizando seus olhos imensos para calcular cada salto cada salto. O orangotango ensinando a seus filhotes a enfrentar o complexo mundo da floresta: o que comer, como viajar em segurança, como construir um ninho, entre outros. Sua principal qualidade é a comunicação é a transmissão de conhecimentos.
Os primatas desenvolveram formas extraordinárias de improvisar, e lidar com os desafios da sua vida. O maior avanço na evolução dos primatas é a habilidade de utilizar ferramentas para obter comida. Baseado no vídeo, os macacos-pregos possuem uma dificuldade para abrir os moluscos com seus dentes e mãos, e a partir dessa técnica eles martelam os moluscos até enfraquecer seus músculos. Aqui no Brasil também utilizaram uma técnica parecida e aprenderam a usar pedras como martelos para abrir cocos. A espécie que revela maior exuberância do uso de ferramentas são os chimpanzés, onde aprenderam a procurar formigas usando talos de folhas, além de esmagar cocos com precisão e eficiência, além de serem totalmente afetivos o que foi de extrema importância para a relação de pais para com os seus filhos.
Enfim, o homem é um animal social, mas não foi sempre assim com seus ancestrais. A partir do vídeo pode-se dizer que os primatas deixaram sua vida solitária para formarem grupos.
Wênnya Kênnya de Souza Araújo
...