ENEAGRAMA: NOVE PESSOAS DA SUA MENTE
Artigo: ENEAGRAMA: NOVE PESSOAS DA SUA MENTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessa19091997 • 22/11/2014 • Artigo • 3.653 Palavras (15 Páginas) • 224 Visualizações
O ENEAGRAMA: AS NOVE FACES DA SUA MENTE
O que é Eneagrama?
"Eneagrama" é uma junção de dois termos (Enea=Nove; Grama=esquema, gráfico). É tradicionaimente representado por um círculo com uma estrela de nove pontos, referindo os nove tipos de personalidade que considera.
_______________________________________________________________________________________________
O que é o Eneagrama das Personalidades?
É um sistema altamente profundo e preciso que descreve nove padrões de comportamento em diferentes níveis de consciência, ajudando assim, as pessoas a evoluírem pessoal, emocional e profissionalmente. Todo mundo apresenta estes nove padrões em diferentes proporções e ocasiões mas, cada indivíduo, adota apenas um deles como o predominante. Muito mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis para a evolução da nossa personalidade. É um siste¬ma dinâmico, pois não considera a pessoa humana presa a determinismo ou a esquemas fixos. Respeita a singularidade, a originalidade e as peculiaridades do indivíduo, numa perspectiva de mudança e libertação do determinismo. É um dos poucos sistemas que se preocupam com o comportamento normal e elevado, mais do que com o comportamento doentio.
Se cada ser humano é único... pode parecer odioso querer encaixá-lo em categorias. O Eneagrama respeita esta individualidade sagrada de cada pessoa, pois considera um vasto campo de diversos níveis de crescimento, apresentando-se como um meio confiável para traçar um mapa de quem somos e para onde vamos, de maneira a não nos perdermos no caminho.
É um sistema que se manteve vivo... porque funciona: uma psicologia funcional da persona-lidade, precisa e prática, teoricamente completa e elegante, segundo o parecer de Richard Riso, psicólogo e terapeuta, um dos maiores espe¬cialistas do Eneagrama.
Ao entrarmos em contato com o Eneagrama, temos a consciência de que começamos um processo sério, fascinante e ao mesmo tempo atemorizante, como a toda viagem à descoberta de nós mesmos.
Condensa uma grande sabedoria psicoló¬gica, num modelo compacto e fácil de compre¬ender, situando-se numa perspectiva de ponte entre a psicologia e a espiritualidade. Enquanto a psicologia procura responder ao "Por quê", a espiritualidade dá resposta ao "Para onde"... O Eneagrama integra estas duas dimensões fundamentais da pessoa humana. É seu primeiro objetivo ajudar a pessoa a se conhecer, a se entender, a ter clareza da estrutura de sua personalidade, com suas energias, suas compulsões, seus valores e potencialidades. Num segundo plano, ajuda a pes¬soa a compreender os outros como eles são e não a partir do nosso ponto de vista.
O Eneagrama já conta com validação científica e acadêmica, incluindo diversas teses de mestrado e doutorado nos EUA e na Europa. No mundo dos negócios, o Eneagrama vem sendo descoberto por alguns cursos de MBA (Master in Business Administration) de instituições, como Stanford e Loyola, nos EUA, e FGV e USP, no Brasil. MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da Administração, ou seja, estuda-se Marketing, Finanças, RH, Contabilidade etc.
Ele é utilizado em uma infinidade de áreas do conhecimento, como: na psicologia, sociologia, orientação vocacional, terapia de casais, teatro, medicina, gestão de pessoas, administração, marketing, publicidade, recursos humanos e em qualquer lugar onde relações humanas entrem em cena.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As origens do Eneagrama
No início do Século XX, ele foi introduzido indiretamente no Ocidente, com o trabalho do filósofo George Ivanovitch Gurdjieff. O Eneagrama das personalidades foi desenvolvido na década de 70, com a Escola de Árica, por Oscar Ichazo e pelo psiquiatra chileno Cláudio Naranjo, que se tornou uma importante referência do tema no mundo e um eficiente divulgador do sistema.
A partir daí, muitos estudiosos e autores do Eneagrama em todo o mundo ajudaram a desenvolver e tornar mais acessível os ensinamentos do Eneagrama. Pode-se destacar aqui o trabalho de Helen Palmer, David Daniels e Sandra Maitri, como alguns dos maiores nomes na comunidade internacional do Eneagrama.
Eneagrama é um instrumento que propõe nove Tipos ou estruturas de personalidade. Acumula uma tradição oral de cerca de 4.500 anos, que nas últimas décadas vem sendo resgatada, com sinais de grande potencial de ajuda. Situa-se como proposta de ponte entre a Psicologia e a Espiritualidade. É uma tipologia dinâmica, aberta ao crescimento, que se coaduna com as descobertas das grandes escolas psicológicas da atualidade, integrando-as e indo além delas, num esquema que consegue conjugar profundidade e simplicidade de compreensão. É um instrumento de auto-conhecimento e sobretudo um caminho de crescimento! Aqui reside sua especial riqueza: além de ser uma chave de leitura para a pessoa se entender, ele aponta pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a desenvolver suas potencialidades e a lidar melhor com seus pontos fracos. Não promete milagres. É um mapa claro que indica o caminho mas não substitui o esforço pessoal. Nenhum Tipo é melhor que o outro. Todos têm potencialidades fantásticas e todos têm tendências negativas. Tudo depende do amadurecimento. Não há julgamento moral: as tendências são geralmente inconscientes e devem ser encaradas naturalmente como humanas.
Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 50ª Edição
_______________________________________________________________________________
TIPO 1: APERFEIÇOADOR–REFORMADOR–METÓDICO–PERFECCIONISTA
As pessoas do Tipo Um são motivadas pela necessidade viver do modo certo. O que significa melhorar sempre a si próprias, aos outros e ao mundo ao seu redor. São responsáveis, independentes, trabalhadoras e têm padrôes de exigência muito elevados. Encaram a vida com seriedade e podem parecer irritáveis, intensas, julgadoras, controladas, autoritárias e compulsivas em sua busca de perfeição. Tentam evitar as críticas, fazendo as coisas do modo mais perfeito possível. Têm uma consciência crítica interna muito forte, vivem por regras que eles próprios definiram internamente e se disciplinam no sentido de fazer o que deve ser feito. Têm padrões e princípios
...