ETAPA NA HISTÓRIA IV
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UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
DISCIPLINA: ESTÁGIO EM HISTÓRIA IV
PROFESSORA: Msc.MARIA BEATRIZ PINHEIRO MACHADO
ALUNO: LUIS RYCARDO DA ROSA FONTANA
CAXIAS DO SUL, NOVEMBRO, 2013.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório de estágio desenvolvido em conjunto com o Arquivo Municipal Jõao Spadari Adami sobre Catalogação de Obras Raras, restauração e conservação delas, apresentado ao Curso de Licenciatura em História, do Centro de Ciências Humanas, da Universidade de Caxias do Sul como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio em História IV.
ORIENTADORA: Professora Msc. MARIA BEATRIZ PINHEIRO MACHADO
LUIS RYCARDO DA ROSA FONTANA
CAXIAS DO SUL
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO E PROPOSTA DE TRABALHO............................................6
3. ANÁLISE DOS RESULTADOS 13
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
6. ANEXOS 21
INTRODUÇÃO
"Tudo, porém, seja feito com decência e ordem"
1° Coríntios 14:40.
“Um povo sem cultura é um povo sem Memória”
Jacqueline Burguer
O desafio de fazer as coisas apressadamente nos dias de hoje faz com que muitas vezes venhamos a desenvolver uma memoria curta e limitada para tudo aquilo que de fato nos interesse. Das quais podemos citar o trabalho, estudos, família, amigos, religião e realizações pessoais, este trabalho não tem como objetivo sócio-antropológico de discutir essas relações num contexto histórico que envolve o cotidiano de milhões e milhões de pessoais, mas do decorrer deste relatório, será explicado o porque destas duas frases de introdução antes do texto, como o trabalho mal feito de alguns podem afetar milhares de pesquisadores.
O pesquisador e um sujeito curioso, teimoso, perspicaz, que busca solução aonde muito “estacionam” nas perguntas, o alvo deste sujeito, muitas vezes, pode ser comparado há um tiro no escuro, um alvo em movimento, qualquer ajuda é bem vinda, uma facilidade que nunca deve ser desprezada, mas em muitos casos, um pequeno atrapalho, uma letra, um classificação, uma catalogação mal feita, torna sua pesquisa em estado de Xeque, uma encruzilhada, onde as consequências podem ser inúmeras.
Mas o que é ser pesquisador afinal? Até onde um pesquisador pode ir? Ele tem de se limitar ? Onde é o final desta estrada?
Não que seja a última palavra sobre o assunto, mas o autor deste relatório, ao final do estágio desenvolvido em uma instituição de arquivo público histórico, vê reforçada sua convicção de que o pesquisador deve, avançar todos os limites impostos pelos pesquisadores anteriores, buscar novos horizontes, mesmo que eles revelem velhas imagens, pesquisadores ou arquivista anteriores, podem ter “esquecido” algum detalhe que possa dar maior relevância para sua pesquisa, a duvida se a fonte foi realmente catalogada com o devido respeito, possa ser ali uma nova referencia, ou ate mesmo, uma correção daquilo que foi feito.
Com essa visão que o autor tem de larga data, foi realizado o estágio de que trata este relatório e firmadas as convicções de que a pesquisa constitui-se em momento essencial para o exercício do magistério, ao mesmo tempo que se mostra como um importante ferramental para a construção do caminho entre aquele que estuda e o cabedal de coisas existentes para se aprender.
O presente relatório apresenta o resultado do estágio de trinta e duas horas de prática de trabalho com parte da atividade prevista, sendo que destas trinta e duas horas, vinte duas horas foram dedicadas para higienização e limpeza das primeiras três horas do arquivo, assim como sua correção e descoberta de alguns erros cometidos pelos estagiários anteriores, das horas restantes, num total de dez, a pesquisa sobre as referencias em outras instituições foram desenvolvidas à distância.
O estágio realizado teve o objetivo de ter um contato mais aprofundado com as obras raras do Arquivo Histórico Municipal, assim como a sua preservação e higienização dos mesmos. A forma adotada para este relatório foi discorrer sobre o trabalho desenvolvido, para, ao término, apresentar algumas considerações finais sobre a atividade de estagiar no arquivo histórico, com as obras raras da instituição.
DESENVOLVIMENTO E PROPOSTA DE TRABALHO
Justificativa
A disciplina de Estágio em História IV, do curso de Licenciatura em História, do Centro de Ciências Humanas, da Universidade de Caxias do Sul, requer do aluno o desenvolvimento de um estágio supervisionado de trinta e duas horas em uma instituição de preservação do patrimônio cultural. Além de efetivamente participar das atividades da instituição, através da prática de trabalho com o acervo lá existente, o estagiário deve planejar e efetivar uma prática docente.
As razões que me levaram a tomar tal atitude prendem-se ao fato de morar em Caxias do Sul desde o dia que eu nasci, por dispor de um bom conhecimento sobre o que aqui existe em termos de instituições de preservação do patrimônio cultural e ter certa facilidade para estabelecer relações do tipo solicitar favores das quais são necessidade urgente da instituição, no caso, para realizar um estágio. Afora isso, já tinha contato com o pessoal do arquivo, pois tenho uma relação de amizade com os funcionários do local, pois já trabalhei como estagiário da prefeitura ali.
Conhecendo o potencial existente no Arquivo Histórico, tanto para realizar as tarefas práticas de trabalho com o acervo de obras raras, quanto na higienização dos mesmos, escolhi desenvolver meu estágio lá sem qualquer tipo de dúvida de que seria extremamente profícuo, como de fato foi.
O estágio numa instituição de preservação do patrimônio cultural enseja ao estudante de História ter um contato mais profundo com uma gama de documentos, que lhe permitirão o desenvolvimento da educação patrimonial, pois se constituirão em fontes primárias para suas pesquisas de aprimoramento de seus próprios conhecimentos ou para o desenvolvimento de materiais para o exercício da docência, posto que, conforme nos diz HORTA, l999, a educação patrimonial constitui-se num “processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.”
Metodologia
O estágio foi desenvolvido em duas etapas: as atividades de prática de trabalho como catalogação, higienização e preenchimento completo do acervo de obras raras do Arquivo Municipal Jõao Spadari Adami e a pesquisa feita em casa se os livros aqui considerados obras raras, também possuíam outras fontes e exemplares em outras instituições previamente selecionadas pela Professora do Estágio Maria Beatriz e pela Diretora do Arquivo Elenira.
Deve ser esclarecido que tal atividade foi desenvolvida por pelo menos quatro estagiários anteriormente, mas nunca foi feito uma correção sucinta deste trabalho. de modo que a etapa de pesquisa feita a partir dos títulos foram lesadas pelo mal preenchimento da ficha por eles anteriormente, embora fosse constituída pelo mesmo tipo de atividade, foi desenvolvida por cada um separadamente, tornando assim o meu trabalho seriamente dificultado.
Para realizar a primeira etapa, a de pesquisa em casa, ao longo de 10 horas de pesquisa feita nas instituições foram desenvolvidas por mim na minha moradia, o local foi escolhido porque tal pesquisa não pode ser feita nos computadores do arquivo porque a maioria dos sites da instituição é bloqueada pela empresa NacSul, responsável pelo servidor funcional da prefeitura de Caxias do Sul, sendo assim, a pesquisa foi feita, com uma média de duas horas de pesquisa em cada site das seguintes instituições: Biblioteca Nacional, USP, UFSM, UNISINOS e UFRGS.
Para realizar a segunda etapa, de modo presencial no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, foi proposto o inicio da higienização das primeiras obras raras já catalogadas e pesquisadas, dando assim, continuidade do trabalho, para posterior acondicionamento destas obras num armário comprado pela instituição, para exposição destes livros. A limpeza mecânica, que consiste em passar um pincel para tirar a poeira de todas as paginas dos livros, assim como um levantamento do que é necessário fazer para uma segunda etapa de higienização da qual parte deste levantamento, para melhor trabalho do restaurador profissional, como tratar de rasgos, sujeiras da umidade, paginas descoladas, etc. Com este trabalho, foi feito uma nova conferencia, onde foi constado um grave erro dos estagiários anteriores, um erro primário, que consiste em apenas acertar o nome do titulo da obra, no qual, foi corrigido por mim.
Cronograma
As atividades do estágio foram realizadas entre os dias 21 outubro até 25 de outubro de 2013, que consisti na primeira fase de pesquisa, totalizando 10 horas, dos dias 20 de Novembro até 27 de Novembro de 2013, que consisti na segunda fase do estágio, na higienização e correção da catalogação, consistiu em 24 horas de trabalho.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA DIA HORÁRIO NÚMERO DE HORAS
Pesquisa no site da Biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) 21/10/13 20h00min ás 22h00min 2
Pesquisa no site da Biblioteca da UNISINOS 22/10/13 20h00min ás 22h00min 2
Pesquisa no site da Biblioteca Nacional 23/10/13 20h00min ás 22h00min 2
Pesquisa no site da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 24/10/13 20h00min ás 22h00min 2
Pesquisa no site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 25/10/13 20h00min ás 22h00min 2
Limpeza Mecânica do Livro Despertador Christiano de 1682. 20/11/13 10h00min ás 15h00min 5
Limpeza Mecânica do Livro Despertador Christiano de 1684. 21/11/13 10h00min ás 15h00min 5
Elaboração da ficha para catalogação de Higienização e restauro das obras raras. 22/11/13 10h00min ás 14h00min 4
Constatação do erro dos estagiários anteriores e iniciação da correção e conferencia dos trabalhos anteriores 25/11/13 10h00min ás 15h00min 5
Limpeza mecânica do Livro La Guida Del Pecattori, de 1711, 27/11/13 10h00min ás 15h00min 5
Ações realizadas
Antes de adentrar na descrição das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, devo apresentar algumas informações a cerca do local onde o realizei, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
A origem deste arquivo de documentação advém da reorganização do museu municipal em 1975, criado porem apenas em 1976 com o decreto de lei n° 4047, mas o local que hoje está atualmente, melhor acondicionado com seus documentos históricos, foi no ano de 1999 com sua mudança na Avenida Júlio de Castilhos, nº 318, no bairro de Lourdes, em Caxias do Sul, onde anteriormente era conhecido como Hospital Carbone, local de constante debate nos anos 70 e 80 sobre a sua conservação e posterior tombamento.
Além dos documentos da administração pública de Caxias do Sul, o arquivo incentivou e intensificou a doação de documentos de diversas naturezas, assim como a doação de diversas famílias tradicionais da região, empresas, entidades, publicações e demais atividades, no qual o seu acervo foi constantemente ampliado, revelando diversas fontes de pesquisas, onde teses de mestrados, doutorados, reportagens e investigações são feitas através de seu rico acervo documental, no qual existem manuscritos, impressos de fotografias, jornais, revistas e audiovisuais.
O nome do qual e conhecido e uma homenagem ao historiador autodidata João Spadari Adami, além de reunir e pesquisar sobre as origens de Caxias do Sul, assim como divulgar seus resultados, criando possibilidades de acesso público dentro da sua barbearia, localizada onde atualmente funciona, mais tarde, encarregou-se do Museu Municipal, onde era incansável no atendimento a qualquer interessado.
Com o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h00min horas da manha até 16h00min horas para atendimento ao público, o Arquivo Histórico atende pesquisadores, professores, empresários, escritores e demais curiosos em conhecer as suas origens e poder consultar tanto nos computadores da instituição como solicitar a consulta dos diversos periódicos para suas pesquisas, ótimo atendimento, inclusive fora do horário de funcionamento, o arquivo se destaca como um dos melhores locais do estado para trabalhar.
“A tarefa mais difícil da administração de documentos prende-se aos documentos mais valiosos. Quanto mais importantes ou valiosos, mais difícil se torna administrá-los.” Schellenberg, 2005
Hoje, a estrutura organizacional do Arquivo Histórico é formada pela diretora Elenira Inês Prux, dois funcionários na fototeca, uma restauradora “emprestada do Museu Municipal, uma funcionária responsável pela História Oral, dois na Homeroteca e dois funcionários responsável pelos arquivos particulares, assim como recepcionista e cinco estágios com ensino superior incompleto para auxiliar nas diversas atividades desenvolvidas no arquivo.
Como toda instituição de arquivo e preservação documental, a instituição apresenta uma série de normas e procedimentos. A seguir, são listadas as principais:
• Todos os documentos estão disponíveis para consulta e manuseio no local, exceto as obras raras que estão sendo devidamente catalogadas.
• A consulta poderá ser realizada somente no arquivo, sendo proibida a retirada de qualquer material da instituição
• Para o manuseio dos documentos, é obrigatório o uso de máscaras, luvas, toucas e jalecos, caso necessário
• O usuário poderá portar, na sala de pesquisa, somente material para anotações: lápis e borracha.
• É expressamente proibido fazer qualquer tipo de registro ou anotação nos documentos do acervo, assim como o uso de pendrive nos computadores da instituição para gravação de qualquer arquivo.
• Não é permitido fumar ou consumir alimentos e bebidas.
• Não é permitido amassar, dobrar ou rasgar os documentos.
• O usuário será responsabilizado por qualquer dano causado ao acervo durante a consulta.
• Somente será permitida a reprodução de documentos digitalizados ou microfilmados após aprovação previa e pagamentos dos direitos autorais feitos pela fototeca.
Então, no que diz respeito às condições ambientais do centro, observei que o espaço físico é bem aproveitado pelo acervo, onde todos estão engajados em manter os documentos devidamente separados e classificados de acordo com a sua natureza, assim como, a sua preservação e manuseio, no qual estão acondicionados em diversas bases de dados e com armários deslizantes anti-chamas, uma precaução contra Sinistro muito bem pensado, afora isso, devo dizer que não existe uma climatização do ambiente, levando a uma sensação de muito calor no verão e muito frio no inverno. No entanto, não há o que se reclamar da questão higiênica do local.
Outro aspecto importante de se observar é o que diz respeito à segurança do local. Pelo fato do prédio estar em via pública, a segurança, além de alarmes, existe uma ronda constante da guarda municipal, que esta em prontidão para qualquer chamado ou suspeita dos trabalhadores do museu. O acervo do arquivo encontra-se bem organizado e cuidadosamente conservado, contando com um sistema informatizado instalado que facilita a consulta para pesquisa; embora nem tudo ainda não esteja na base do banco de dados, no entanto, já se vem buscando suprir essa demanda e não são poupados esforços para se chegar ao cabo de tão importante tarefa. A dedicação das pessoas que trabalham no arquivo é digna dos mais sinceros elogios, quer no trato do material, quer na atenção dispensada aos que seus pesquisadores.
No que diz respeito aos projetos desenvolvidos pelo arquivo, atualmente esta sendo desenvolvida a digitalização dos jornais cedidos pelos Freis Capuchinhos, o jornal Correio do Povo, onde são restaurados, digitalizados, conferidos e arquivados, para em breve, serem disponibilizados o seu acesso na internet, deve-se destacar a utilização do mesmo com espaço para o uso dos pesquisadores, separados por poucos metros, onde pode ser observado esse trabalho sem qualquer problema.
Mas nem tudo são flores. Há aspectos que precisam ser melhorados. Isso é bom, pois permite que não se tenha a impressão que tudo já está pronto, acabado e que nenhum desafio mais exista.
A falta de um profissional restaurador que trabalhe ali de modo efetivo e não provisório como é, se faz necessário, apesar de o arquivo possuir o espaço, o material e a dedicação de uma restauradora que esta emprestada apenas na parte da manha supriu muito pouco do trabalho que precisa ser desenvolvido no arquivo.
Sobre isso, peço opinião particularmente pessoal. É extremamente louvável a preocupação que sempre se teve em bem organizar todo o acervo do arquivo a fim de torná-lo disponível ao público que a ele demandasse. Sem dúvida, essa é a razão maior de ser o arquivo. No entanto, minhas considerações são no sentido de que me parece deveria ter sido providenciado, uma melhor conferência do trabalho feito pelos estagiários, claro que a culpa não seja de todos, mas o trabalho que eu desenvolvi ficou terrivelmente comprometido pelo erro infantil feito por eles, devo dizer que a pesquisa que eu fiz em casa por ter tido resultados muito inferiores dos quais poderiam ter sido alcançados, se por acaso o trabalho anterior tivesse sido de melhor qualidade e melhor compreensão da importância.
Devo dizer que neste momento, tratarei o meu estágio de duas maneiras, em primeiro falarei sobre a pesquisa nos sites, no segundo momento, falarei sobre a questão de higienização e a constatação de uma conferencia emergencial do trabalho desenvolvido ate o momento.
ANÁLISE DE RESULTADOS
Estágio IV
Primeira Fase: A pesquisa na Internet
A pesquisa por mim desenvolvida nos sites das instituições já mencionadas teve como missão descobrir se as obras consideradas raras no Arquivo Histórico também são encontradas em outras bibliotecas, assim como se são consideradas obras raras pelos mesmos, um trabalho razoavelmente fácil, com o empréstimo do catálogo da instituição, mas destaco aqui além da pesquisa, as facilidades dos sites das instituições.
O primeiro pesquisado foi da USP, é um site de difícil acesso para pesquisa, ainda mais na parte de obras raras, pela pesquisa que foi feita, foi achado apenas um livro na biblioteca da instituição, nem mesmo aponta onde fica guardado o livro.
O segundo site, da UNISINOS te m uma facilidade de pesquisa muito grande, onde ele aponta se a obra pesquisa é rara ou não, assim como a sua localização, faz uma descrição completa da obra, das quais devo lembrar que o site da USP mal cataloga seus livros na internet, certo aqui é dar parabéns pelo site é para a instituição, assim como foi o lugar onde foram encontrados mais referencias dos livros raros do arquivo.
O site da Biblioteca Nacional, o terceiro site pesquisado, proporciona a melhor pesquisa possível para a busca de obras raras e demais obras, a biblioteca nacional possui o maior acervo do país, por isso, ela é a instituição mais completa no quesito organização, a pesquisa pode ser feita por diversas formas, o site busca qualquer informação que o pesquisador precisar, não é a toa que foi nele onde eu consegui fazer uma busca mais ampla e completa dos poucos livros raros encontrados.
O site da UFRGS, um pouco melhor que o da USP, não tem uma grande gama de pesquisa como os sites anteriores, pela proximidade regional, foram encontrados algumas obras na instituição, ela não tem tantas informações como o site da Biblioteca nacional, mas já serve.
Por ultimo, o site da UFSM, para minha surpresa, foi uma busca muito proveitosa, pois encontrei algumas obras raras, assim como o seu detalhamento, como uma facilidade de busca e muitas informações disponíveis, foram impressionantes essa pesquisa. Com isso, após dez horas de pesquisas, conclui a primeira fase do Estágio IV.
Segunda Fase do Estágio IV
Higienização, catalogação e acomodação das Obras Raras
A segunda fase consistiu em um trabalho presencial, dinâmico e eficaz, o manuseio das obras raras e o primeiro passam para a sua conservação e higienização, o trabalho desenvolvido neste momento consiste em primeiro a aprender a manusear elas, com todo o cuidado que é necessário, para que se inicie a primeira etapa de um trabalho de um restaurador, a limpeza mecânica.
A limpeza mecânica é o trabalho de triagem e retirada da poeira acumulada nas folhas dos livros que serão conservador de qualquer instituição, essa limpeza mostra os pontos sensíveis que merecem todo o cuidado do livro e do restaurador, o uso de EPI´S é algo obrigatório, devido aos agentes nocivos que possam causar irritações de diversas naturezas, o uso de Luva, óculos de proteção, mascara de ar e jaleco, são itens indispensáveis para que o restaurador se proteja de qualquer forma de irritação no momento da limpeza, pois a limpeza é feita com um pincel.
O local para esta limpeza devera ser limpo, longe de qualquer ambiente sujo ou na rua, essa limpeza pode ser ineficaz caso seja feito em lugar inapropriado, lembrando que para este trabalho seja feito bem, é preciso ter paciência e delicadeza com o manuseio das obras, assim como reconhecer a precariedade que se encontra certas obras, a obra mais antiga do arquivo, o Despertador Christiano, de 1682, foi o primeiro livro para este trabalho, com um grande significado, esta obra e a mais velha e rara da instituição.
O longo trabalho cuidadoso, no qual foi feito a limpeza, assim como o levantamento de como a obra estava, a limpeza foi feita e registrada num anexo que foi disponível pela instituição, tal catálogo foi elaborado e aprovado pela direção, no qual ele descreve detalhadamente o que foi encontrado no momento da limpeza, assim como as informações que compõem a obra(anexo 1). Tive a chance de concluir este trabalho de limpeza em mais dois livros, o Despertador Christiano de 1684 e La guida del Peccatori, de 1711.
O trabalho seguiria bem caso algo muito sério não fosse constatado por mim no momento do manuseio destas obras, lembro-me das frases que coloquei no inicio deste trabalho, pois bem, as justifico neste momento, pois meu trabalho sofre uma grande mudança é um revés que devera haver continuidade pelo estagiário a seguir, a conferência das obras raras, no qual devo até mesmo fazer uma nova fase emergencial, que infelizmente não poderá ser concluída por mim, mas pelo próximo aluno, que com comprometimento de vontade, possa continuar o que eu comecei.
Terceira Fase do Estágio IV
Um novo começo a partir do começo
Sim, um novo começo, a minha pesquisa feita nos sites das instituições das quais eu fiz, podem ter sido gravemente afetadas por um erro grosseiro cometidos pelos estagiários que começaram este trabalho, no momento da catalogação da limpeza mecânica, observei que o título da primeira obra rara, o despertador Christiano, estava errada, isso mesmo, na planilha que foi me dada para a pesquisa, o título estava errado, após a minha correção, fiz uma pequena busca em apenas uma instituição, aconteceu que com o nome certo, foi encontrada, coisa que não aconteceu antes como se pode imaginar.
Com as duas obras a seguir, alguns dados antes não preenchidos, como autor, ano, numero de páginas foram preenchidos por mim, assim como a conferencia mais completa que foi necessária, na sei dizer ao certo o que aconteceu, mas uma coisa eu posso dizer, um trabalho de tamanha responsabilidade foi iniciado com má vontade é desrespeito com as obras trabalhadas.
Meu trabalho mudou de pesquisador e higienizador, tornei-me conferente, uma conferencia dos trabalhos feitos anteriormente, onde constei o erro mais banal possível, o simples fato de colocar o título não foi feito, as obras raras estão acondicionadas provisoriamente em caixas devidamente identificadas, onde eu encontrei três obras, incríveis três obras dos séculos XVII e XVIII que não estavam nem mesmo catalogadas, não existe justificativa para isso, não da pra imaginar uma coisa dessas, a memória desprezada com o descaso do trabalho anterior foi um desrespeito contra a cultura.
Iniciei um trabalho que o próximo estagiário devera continuar. O fato de poder trabalhar com estas obras já é uma indicação por si só, poder lidar com os documentos mais antigos que estão na nossa região é uma honra, poder trabalhar com isso, com o devido trabalho, trará para qualquer pessoa um crescimento intelectual grande, pois o manuseio conferencia e catalogação destas obras são de grande valia para História, devo dizer que criei uma maneira, mais demora, mas eficaz para um trabalho especial, no qual pede.
1) Uma limpeza mecânica, com os devidos cuidados necessários, no qual será levantado para o restaurador, as principais características que o livro se encontra, assim como o que é necessário para sua conservação e restauro.
2) Preenchimento dos dados na ficha de identificação de documento restaurado.
3) Uma conferencia detalhada se todas as informações disponíveis nas obras foram preenchidas, caso não, completar conforme as necessidades do catálogo.
4) Uma pesquisa na internet de informações que talvez não estejam claras no livro, como editora, autor, ano de publicação.
5) Uma nova pesquisa nos sites das instituições que foram pesquisadas anteriormente, principalmente se foi constatado erro no título da obra.
6) Acondicionamento das obras raras no armário disponibilizado pelo arquivo.
Conforme conversado com a diretora do arquivo, assim como a professor Maria Beatriz, essa metodologia foi muita bem aceita é eficaz na sua proposta, que é no mesmo momento da limpeza mecânica com o trabalho de conferência feito por mim, sei que é demorado, mas o resultado será muito melhor no final do que este que foi alcançado, onde o desleixo de uns poderiam ter causado o prejuízo de muitos, pois muitas informações seriam perdidas caso não fosse feito essa descoberta por minha parte.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Devo confessar que minha expectativa em trabalhar novamente no arquivo histórico foi atendida. Claro que foi chato descobrir os erros cometidos pelos estagiários anteriormente, comprometendo assim o meu estágio, mas isso não foi capaz de ofuscar totalmente a felicidade de poder trabalhar com obras tão antigas como essas que eu pude pegar com a mão. Quando digo que minha impressão foi positiva, quero dizer que não encontrei um lugar desorganizado, com pouco material para pesquisar, com sérios problemas para encontrar esses materiais, funcionários resmungões, dando informações desencontradas e pela metade. Nada disso. O que vi foi totalmente diferente.
Em relação ao estágio propriamente dito, devo dizer que, apesar de alguns contratempos que tive, o resultado foi bom. Esses contratempos a que me refiro foram relacionados à questão tempo. Primeiro, tive grandes dificuldades para concluir a atividade prática do trabalho na parte de restauro devido ao que eu encontrei, sei que minha pesquisa foi seriamente prejudicada, mas foi de grande proveito aprender a procurar nos sites das bibliotecas as obras raras, como também aprender mais sobre os quesitos que ditam se tal obra e rara, ou não.
Para se ter uma ideia da dimensão que esse estágio tomou, tive que marcar um período de férias no meu trabalho para poder concluir o estágio, uma vez que vislumbrava a possibilidade de não conseguir concluí-lo em tempo hábil. Felizmente, com as férias, tudo se arranjou, possibilitando minhas idas diurnas no arquivo, pois o fato dele ser um órgão público, geralmente eles não funcionam na parte da noite.
Preciso deixar registrado que fazer este estágio foi deveras importante para mim, posto que o fato de lidar com as obras raras mais antigas da cidade, talvez da região foi uma grande honra, sei que estou deixando um legado para o próximo estagiário, diferente do que eu recebi, sei que o trabalho que desenvolvi alcançou horizontes antes não vistos, com um empenho e doação pessoal, sei que este trabalho poderá ser utilizado por muitos anos pelos pesquisadores.
No entanto, realizar este estágio causou uma tão profunda impressão em mim que chego ao ponto de dizer que se viesse a trabalhar no arquivo novamente, gostaria de ficar engajado novamente com estas obras, reconheço a importância delas é com certeza consideraria a hipótese de estagiar novamente, se fosse necessário.
Para finalizar, não mais tratando do estágio em si, mas sim da relação tratada com minha turma de estágio e, particularmente, com a professora orientadora, professora tão aberta, receptiva, carinhosa, compreensiva e sempre pronta para ajudar aqueles que dela precisaram durante o estágio, apesar dos problemas a professora Maria Beatriz possibilitou o sucesso deste estágio.
:Muito obrigado pelo estágio, com certeza eu o indico para qualquer um, e um aviso, este é um trabalho que eu deixo inacabado, intencionalmente, mas dou os primeiros passos para o próximo colega, que eu espero que seja como eu, ou melhor, onde desenvolva um trabalho com destreza e preocupação.
Dou fé e sem mais delongas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1986.
PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
SCHLLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
BRANCO, Zelina Castelo, Encadernação: História e Técnica. São Paulo, HUCITEC, 1978
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CASTRO, Jaime, Arte de tratar um livro. Porto Alegre, Sulina, 1969
BARZIA Y ZAMBRANA, Don Ioseph, Despertador Christiano. Lisboa, Miguel Deslandes Editor, 1682
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http://catcrd.bn.br/scripts/odwp012k.dll?INDEXLIST=obrasraras_pr:obrasraras
http://www.biblioteca.ufrgs.br/
http://bibweb.si.ufsm.br/
http://www.unisinos.br/biblioteca/
http://www5.usp.br/pesquisa/bibliotecas/
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