Educação Romana
Por: Daniela Boldrini • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 552 Palavras (3 Páginas) • 432 Visualizações
Império
As decisões e ações tomadas por César em busca do poder absoluto demonstrava a fragilidade da república. “Em 27 a.C. Otávio recebeu o título de Augusto (filho dos deuses) e implantou o império.”
No século de Augusto, conhecido pelo grande desenvolvimento tanto urbano, quanto rural foram construídos estradas, edifícios públicos, templos e muitas outras coisas.
Um fato importante foi o surgimento do Cristianismo. Jesus nasceu na época de Augusto ou seja no início do império.
Durante muitos anos a doutrina cristã foi considerada “subversiva” pelos romanos, por que não aceitava os deuses pagãos; pois era uma crença “monoteísta” (um só Deus); nem rendiam culto ao imperador, além de ter como adeptos principalmente os pobres e escravos.
Foi Nero quem iniciou a perseguição aos escravos (ano 64), e foi se repetindo periodicamente até que Constantino deu liberdade de culto em 313.
No fim do século IV, o cristianismo tornou-se religião oficial.
A partir do século II d.C. se iniciou a decadência do Império, é possível notar vários aspectos.
A partir do século II d. C. houve o desmantelamento da máquina burocrática; as lutas pelo poder estavam cada vez mais pessoais; impostos altíssimos; muita corrupção levando ao esvaziamento dos cofres públicos; e os costumes também se espalharam liberados pelo luxo.
No século III surgiu ainda que lentamente o sistema de colonato, os agricultores antes livres agora ficavam presos a terra que cultivavam, pagando aos proprietários como uma parte da produção. Devido à queda do artesanato e do comércio a economia ficou ruralizada. Enquanto isso os bárbaros se passavam por colonos ou soldados nas fronteiras, para se infiltrar. Foi assim que um grupo de guerreiros bárbaros de diversas origens invadiram o Império, o dividindo no início do século V.
Em 395 o Império Romano ficou dividido em Ocidental, com sede em Roma, e Oriental, com sede em Constantinopla (Antiga Bizâncio e atual Istambul). Em 476 a Itália passou a ficar sob o poder de Odoacro, rei do hérulos.
Educação
O que é humanitas
“ Uma das características da cultura romana decorre justamente da expansão de seu território. Enquanto a Grécia – composta por inúmeras póleis – nunca se constituiu em uma nação, Roma desenvolveu a concepção de império. Apesar das diferenças existentes entre os povos conquistados, não havia discriminação dos vencidos, mas lhes era conferido o direito da cidadania romana, em troca do pagamento de impostos. ”
A cultura universal pode ser traduzida pela palavra humanitas – no sentido literal de humanidade, mais propriamente de educação, cultura do espírito – algo que equivale à paidéia grega. Se distingue desta, por se tratar de uma cultura predominantemente humanística e sobretudo cosmopolita e universal. Essa concepção era muito valorizada por Cícero, não se restringia ao ideal do sábio mas também à formação do indivíduo virtuoso, como ser moral, político e literário.
“ Com o tempo a humanitas degenerou, restringindo se ao estudo das letras e descuidando se das ciências, como veremos. ” Na
...