Estado Keynesiano E Desenvolvimentista
Trabalho Universitário: Estado Keynesiano E Desenvolvimentista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tamyzinha • 13/5/2014 • 336 Palavras (2 Páginas) • 747 Visualizações
1- O que é Estado Keynesiano?
A doutrina Keynesiana é uma teoria econômica, que destacou-se no início da década de 1930. Período em que o capitalismo estava vivendo uma de suas crises mais graves.
Neste período o campo econômico era gerido pelas nações capitalistas, com base nas teorias do liberalismo clássico. Neste se defendia a ideia de que o desenvolvimento econômico de uma nação estaria associado a um princípio de não intervenção do Estado na economia.
O Estado Keynesiano tem como proposta, revisar as teorias liberais, que foram lançadas por Adam Smith, principalmente no que se relaciona às novas configurações assumidas pela economia capitalista. O principal responsável pela revisão do liberalismo foi John Maynard Keynes, um economista britânico, que em sua obra “Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro” estabeleceu os pontos fundamentais desta teoria econômica, que leva seu nome.
A necessidade do Estado em buscar formas de conter o desequilíbrio que a economia estava sofrendo, era defendida pelo keynesianismo. Os governos deveriam dentre outras medidas, aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia. Também era extremamente importante que o governo concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantido a realização de investimentos do setor privado.
Com essas medidas de incentivo, os níveis de emprego se elevariam e garantiriam que o mercado consumidor desse apoio real a toda essa aplicação de recursos. Dessa forma, o pensamento Keynesiano transformava radicalmente o papel do Estado frente à economia.
2- O que é Estado Desenvolvimentista?
O conceito de desenvolvimentismo surgiu no século XX para identificar países retardatários.
O conceito de Estado Desenvolvimentista surgiu aplicado ao Japão, paradigma da industrialização retardatária, depois se estendeu a Coreia do Sul e Taiwan, outros dois países do Leste da Ásia, para, enfim, receber uma generalização abstrata, mas passível de aplicação a casos particulares.
O Estado Desenvolvimentista persegue o alto crescimento e, em alguns casos, metas de bem-estar social; preocupa-se com matérias substantivas, como por exemplo, a política industrial, considerando de interesse estratégico a indústria nacional e a competitividade internacional da nação.
...