Estado de Israel Relação com Guerra Fria
Por: Me Puma • 17/6/2017 • Trabalho acadêmico • 256 Palavras (2 Páginas) • 1.511 Visualizações
A Guerra Fria foi o período posterior à Segunda Guerra Mundial, foi um período onde duas potências econômicas exibiam o seu poder. Uma disputa ideológica entre o capitalismo (liderado pelos Estados Unidos) e o socialismo (liderado pela URSS). Chamou-se Guerra Fria por não passar de ameaças, não houveram conflitos declaradamente aberto. O máximo que eles faziam era intervir indiretamente entre conflitos regionais.
Ao termino da Segunda Grande Guerra, os judeus em geral, estavam em péssimas condições, milhões mortos, roubados, cultura e sociedades mutiladas pelas tropas nazistas. Com todo esse sofrimento em que passavam os judeus, foi criado o movimento sionista, que pregava a criação de um Estado nacional para os judeus.
Os interesses americanos no oriente, há longo tempo, visava o comércio e o petróleo, além das rotas do canal de Suez e na Turquia. Havia uma boa relação entre oriente e América e isso era fundamental para proteção das instituições estadunidenses, os EUA apoiou fortemente a criação do Estado de Israel, sendo em guerras ou outros assuntos políticos, com esperança de que os judeus apresentassem a cultura capitalista para o Oriente Médio.
Após um dia seguinte à independência de Israel, os árabes se uniram para atacar Israel, porem os judeus conseguiram resistir e tiveram vitória sobre seus adversários, no entanto não bastava para os árabes, tempos depois ainda indignados com a decisão da criação do Estado Israelense, os árabes voltam-se contra Israel e com os sete estados árabes declararam guerra contra Israel, que fora invadida por cinco exércitos e posteriormente houveram três grandes guerras: 1956, 1967 e 1973.
...