REFLETINDO PARA ALÉM DO ESTADO: UMA ANÁLISE DE COMO AS AÇÕES SOKA GAKKAI INTERNACIONAL DIALOGAM COM OS ESTUDOS DE SEGURANÇA HUMANA NO PÓS GUERRA FRIA
Por: Yasmin Torres • 21/8/2022 • Ensaio • 947 Palavras (4 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1]
A DIPLOMACIA CORPORATIVA EM EMPRESAS TRANSNACIONAIS
Yasmin Torres da Silva[1]
RESUMO
O seguinte trabalho tem por tema “A Diplomacia Corporativa em Empresas Transnacionais” e visa analisar a importância dos profissionais que exercem a função de diplomata corporativo, o qual é responsável por estabelecer e manter relações corporativas (internas e/ou externas, nacionais e/ou internacionais), assim como as características dos negócios internacionais contemporâneos que tornam necessária a existência de tal função dentro de empresas multinacionais. A análise do ambiente em que a empresa atua, ou pretende vir a atuar, é fundamental para a obtenção de vantagem competitiva no mercado internacional. A busca por esta vantagem competitiva precisa ser realizada pelas empresas, porém, o que se percebe nos dias de hoje, é que as empresas não sabem como fazê-lo e têm dificuldades em encontrar pessoas qualificadas pra exercer esta atividade. A pesquisa realizada é de caráter descritivo e bibliográfico, com abordagem qualitativa.
Palavras-chave: diplomacia corporativa, empresas, transnacionais, diplomata.
INTRODUÇÃO
A Diplomacia Corporativa estuda a relação da empresa com os atores do mercado e, pensando na pluralidade destes atores, tem-se a necessidade de um conhecimento multidisciplinar que inclui as áreas da Administração de Empresas, Economia, Sociologia, Direito, Política, Relações Públicas, e principalmente, de Relações Internacionais, sendo esta a área da diplomacia ‘tradicional’ entre governos na política internacional, a qual traz uma vertente da diplomacia voltada para a interdependência política, econômica, social, demográfica e ambiental com necessidade de cooperação entre nações e os diversos atores do cenário internacional, o que inclui as empresas e a necessidade de uma Diplomacia Corporativa.
Ademais, com o processo da globalização, as grandes corporações passaram a expandir suas ações e cadeias produtivas por todo o mundo, constituindo o que chamamos de transnacionalização. Logo, uma série de ações devem ser feitas para que tais corporações consigam articular-se internacionalmente e alcançar seus objetivos.
Os objetivos deste trabalho são apresentar a importância do diplomata corporativo, suas responsabilidades e seu papel em empresas privadas para a condução de negociações com atores internacionais (empresas, Estados, organizações internacionais, dentre outros) e nacionais, a fim de promover sua expansão e inserção em locais diversos pelo mundo.
Os métodos de pesquisa adotados para efetuar este trabalho são de natureza básica, objetivo descritivo e de procedimento bibliográfico, com abordagem qualitativa, visto que há pretensão de elaborar uma descrição detalhada do papel do diplomata corporativo. A técnica de pesquisa a ser utilizada será a análise documental de livros e trabalhos acadêmicos que abordam o tema a ser estudado e que contribuíram para o avanço do entendimento do que é o diplomata corporativo, suas funções e sua importância.
Os conceitos de diplomacia do governo e governança corporativa são considerados essenciais para o entendimento da formação do conceito de diplomacia corporativa.
Parte-se do pressuposto de que o entendimento do conceito da diplomacia do governo é fundamental para a abordagem das demais formas de diplomacia. Ao negociar com outros representantes de governo, um diplomata deve sempre focar os interesses nacionais, representando seu país e promovendo a imagem deste no exterior (Ministério das Relações Exteriores, 2007).
A governança corporativa está ligada ao momento em que uma empresa decide atuar internacionalmente, necessitando padronizar seus processos e modelos de gestão. Como exemplo de prática de governança corporativa, pode-se citar a identificação e vivência dos valores corporativos da empresa, a aplicação rígida do código de ética, a existência e observação de políticas e diretivas corporativas e o cumprimento de diretivas e/ou instruções de trabalho (Andrade e Rosseti, 2006).
Acredita-se que o entendimento destes conceitos fornece os subsídios iniciais necessários para a abordagem do exercício da diplomacia dentro das empresas.
ANÁLISE E COMENTÁRIO DO CONTEÚDO
A globalização pela qual o mundo vem passando atualmente é um processo que causa uma diminuição de barreiras à livre circulação de bens e serviços, estimulando empresas a expandirem suas redes de atuação por todo o globo, configurando as empresas transnacionais e as multinacionais.
Com o crescimento da participação de empresas e grandes corporações na economia mundial e no processo de globalização, aprofundou-se a interdependência entre estes atores e os Estados ao mesmo tempo em que tais empresas passaram a desempenhar papeis semelhantes ao da diplomacia estatal em nível mundial, porém voltados aos interesses privados.
...