Guerra Fria, confronto ideológico entre os Estados Unidos e a UniãoSoviética
Artigo: Guerra Fria, confronto ideológico entre os Estados Unidos e a UniãoSoviética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geisiane98 • 7/12/2013 • Artigo • 316 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Vestibular1 – A melhor ajuda ao vestibulando na InternetAcesse Agora !www.vestibular1.com.br
Guerra Fria
Guerra Fria, confronto ideológico entre os Estados Unidos e a UniãoSoviética. Não houve um conflito militar direto entre as duassuperpotências, mas ocorreram intensas lutas econômicas ediplomáticas.
ANTECEDENTESOs Estados Unidos intervieram nos conflitos internos russos e até 1933não reconheceram o Estado soviético. Embora aliados contra aAlemanha nazista, a aliança se desfez após a vitória sobre a própriaAlemanha, por causa de insuperáveis diferenças ideológicas.
Os diferentes interesses pós-1945 levaram a suspeitas e hostilidadesmútuas em meio a uma rivalidade crescente fundamentada naideologia. Alguns historiadores, invocando a geopolítica e outras razões,argumentam que as relações entre os poderes durante a Guerra Frianão eram piores do que as existentes em outras épocas. Entretanto, anatureza ideológica da luta e a ameaça de um holocausto nuclearcolaboraram para esconder as tensões políticas que ressurgiram emvárias partes do mundo, uma vez que a antiga forma de organização erelacionamento entre os países havia sido modificada. Paradoxalmente,a Guerra Fria assegurou a paz militar na Europa durante quase 50 anos.
MANOBRAS E CONTRAMANOBRASEm 1948, Truman lançou o Plano Marshall para a reconstrução daEuropa Central e Ocidental, propondo a criação de uma aliança militarque seria a chamada Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).No ano seguinte, os soviéticos conseguiram a bomba atômica e naslutas civis chinesas foram vencedores os comunistas que se aliaram aStalin. Na Guerra da Coréia (1950-1953), enfrentaram-se o regimecomunista do Norte e o pró-ocidental do Sul. As tensões da Guerra Friaforam reativadas no final da década de 1950, quando ambos os ladoscomeçaram a desenvolver projetos para a construção de mísseisbalísticos intercontinentais. A União Soviética tentou proteger aAlemanha Oriental comunista de uma fuga da população para oOcidente ao construir o Muro de Berlim em 1961. Cada superpotênciatambém tentava influenciar as nações emergentes da Ásia, da África, doOriente Médio e da América Latina. Em 1962, surgiu uma grave crisequando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) instalou
...