Estado na Mesopotâmia
Artigo: Estado na Mesopotâmia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: licasantos • 18/4/2014 • Artigo • 491 Palavras (2 Páginas) • 400 Visualizações
Mesopotâmia
Mesopotâmia: o nome vem do grego meso-potamos e significa “entre rios”, no caso são os rios Tigre e Eufrates. A região é um imenso platô vulcânico, extremamente fértil, é rodeado por deserto ao sul e por montanhas com escassas pastagens ao norte.
Na Mesopotâmia existiram várias sociedades que dependiam dos recursos hídricos ali existentes, então podemos dizer que a Mesopotâmia era a dádiva dos rios Tigre e do Eufrates. Por causa das constantes invasões de outros povos podemos dizer que lá não houve estabilização política.
Os primeiros povos da Mesopotâmia foram: sumérios e acádios, eles fixaram em Caldeia(Síria);
Há evidência que indicam que as primeiras cidades da região eram Lagash, Umma, Ur e Uruk;
Eles criaram a escrita cuneiforme letra em forma de cunha que deu origem a algumas letras do alfabeto atual;
Realizavam obras para controle da água e dominavam a metalurgia de bronze.
Na Mesopotâmia o Estado demorou a se formar, mas já existiam duas cidades – Estados como Ur e Lagash.
Em 2000 a.C e 1750 a.C, formou o primeiro estado centralizado na Mesopotâmia, que ficou conhecido como Primeiro Império Babilônico, organizado pelos Amoritas(antigos babilônicos), cujo centro político se situava às margens do Rio Eufrates (Babilônia),Seu principal governante foi Hamurabi que reinou por mais de 40 anos. Houve um crescimento acelerado no comércio.
Império Assírio
Assírios: povo semita (família etnográfica e linguística que inclui os hebreus, assírios, aramaicos). Viviam do pastoreio no norte da Mesopotâmia, nas proximidades do Rio Tigre. Os assírios se expandiram por toda Mesopotâmia e chegaram a impor tributos aos povos próximos, incluindo os egípcios.
Com a chega dos assírios em 729 a.C aumentou muito a violência na Mesopotâmia.
No reinado de Sargão II atacou os hebreus, deportando milhares deles para trabalhos forçados.
Senaqueribe transferiu a capital de Assur para Nínive, se reinado apresentou o apogeu do império Assírio, mas foi morto por seus dois filhos.
O ultimo a governar foi Assurbanipal e seu governo foi marcado por derrotas militar e facilitou a conquista de autonomia pelos antigos egípcios.
Os assírios tiveram que encarar os avanços dos caldeus, povo originário da península Arábica, que fixaram na margem oriental do Rio Eufrates.
Segundo Império Babilônico
Os caldeus conquistaram a Babilônia. O império caldeu começou a se formar e foi chamado de segundo Império Babilônico ou Neobabilônico.
Neste período se destacou o Imperador Nabucodonosor. No seu reinado ocorreu a conquista do Reino de Judá e a destruição do templo de Jerusalém, e a deportação de milhares de hebreus no chamado cativeiro Babilônico, normalmente era para eles serem escravizados. Esse período foi importante por que houve a construção dos jardins suspensos e
...