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Estagio Curricular Obrigatório

Por:   •  16/11/2024  •  Artigo  •  4.235 Palavras (17 Páginas)  •  36 Visualizações

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Centro Universitário Leonardo Da Vinci

ACADÊMICO:

 Alcimara Aquino da Silva

LICENCIATURA EM HISTÓRIA (FLC 4809HID) - Estagio Curricular Obrigatório II- Anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano

Tutora externa: Débora Grei do Nascimento

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DINÂMICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA

A influência da cultura Africana no Brasil

MANACAPURU

2023


                                                      SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        3

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        4

2.1 METODOLOGIA        4

2.2 CRONOGRAMA        5

REFERÊNCIAS        6

APÊNDICES        Erro! Indicador não definido.


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Dinâmicas do Ensino de História

Tema: A influência da cultura africana no Brasil

          A escolha deste tema permite-nos aprofundar o impacto dos africanos na nossa cultura. A cultura africana é uma das principais influências na formação da identidade brasileira. Os africanos chegaram ao Brasil como escravos a partir do século XVI, trazendo consigo seus costumes, tradições, religião e conhecimentos. A fusão desses elementos com os dos europeus e dos povos indígenas resultou em expressões culturais como a capoeira, a música, a culinária e as crenças religiosas afro-brasileiras.

         A área de concentração escolhida abre um leque de possibilidades para a nossa discussão sobre os povos africanos que fazem parte da nossa cultura e cujos resquícios vemos em vários aspectos da nossa história. Isso nos permitirá trazer um pouco da história dessas pessoas para a sala de aula.

1.2 OBJETIVOS

  • Analisar a influência cultural dos africanos no Brasil;
  • Observar o intenso intercâmbio cultural ocorrido entre os escravos africanos;
  • Perceber que, essa matriz africana teve um papel importante na formação e delineamento da identidade cultural afro-brasileira;
  • Contribuir para a formação de uma cultura híbrida e bastante rica;

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

          Notadamente, as intersecções culturais entre esses povos africanos levaram à construção de uma identidade cultural brasileira ou cultura afro-brasileira. Porque não têm medo de “inventar códigos de conduta e reconstruir costumes sociais e culturais” (Paiva 2001, p. 23). Esta travessia é, portanto, resultado de um longo processo que oferece uma cultura rica e única no Brasil.Com isso, a influência africana tornou-se evidente em vários aspectos da sociedade colonial, como a culinária, as práticas religiosas, as danças e outros valores culturais que o povo brasileiro incorporou. Sobre a influência africana Freire (2001, p. 343) destaca que:

Quantas “mães-pretas”, amas de leite, negras cozinheiras e quitandeiras influenciaram crianças e adultos brancos (negros e mestiços também), no campo e nas áreas urbanas, com suas histórias, com suas memórias, com suas práticas religiosas, seus hábitos e seus conhecimentos técnicos? Medos, verdades, cuidados, forma de organização social e sentimentos, senso do que é certo e do que é errado, valores culturais, escolhas gastronômicas, indumentárias e linguagem, tudo isso conformou-se no contato cotidiano desenvolvido entre brancos, negros, indígenas e mestiços na Colônia.  (Freire 2001, p. 343).

Ainda de acordo com Freyre (2001, p. 346), a nossa herança cultural africana é visível no jeito de andar e no falar do brasileiro, pois:

                                                       Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influência negra. Da escrava ou sinhá mãe que nos embalou. Que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela própria amolegando na mão o bolão de comida. Da negra velha que nos contou as primeiras histórias de bicho e de mal-assombrado. Da mulata que nos tirou o primeiro bicho- de- pés de uma coceira tão boa. De que nos iniciou no amor físico e nos transmitiu, ao ranger da cama- de- vento, a primeira sensação completa de homem. Do moleque que foi o nosso primeiro companheiro de brinquedo. (Freyre 2001, p. 348)

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

          O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Adelino Galdino, localizada à margem esquerda do Rio Manacapuru, a 32 quilômetros da cidade de Capiranga, para alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Essas atividades serão realizadas com os alunos. Na disciplina de história preparamos algumas aulas de disciplinas de história e as aplicamos em sala de aula sob orientação do professor da turma.        

           Fomos a campo coletar informações sobre o Estágio curricular obrigatório II. Nessa busca conseguimos um conhecimento mais aprofundado da estrutura da escola. Conversamos com a gestora Ilze Hermes, que nos forneceu todo o material necessário para nossa pesquisa. Conversei com o professor Djavan Lima, o professor da disciplina de história, nos ajudou a desenvolver planos de aula. Na segunda fase implementaremos um plano de intervenção que nos dará a oportunidade de desenvolver lições a serem aprendidas em sala de aula.

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