TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucionismo

Ensaios: Evolucionismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

CRITICAS AO EVOLUCIONISMO SOCIAL

NENEINHA pela teoria evolucionista todas as culturas desenvolveram da mesma maneira, do

mesmo estágio,era pensada à partir da própria teoria evolucionista de Darwin, as sociedades simplesmente evoluíam de um mesmo ponto.

Os antropólogos evolucionistas praticamente não saíram em campo para elaborar suas teorias (baseavam-se em comparações), tinham uma visão etnocentrista de mundo

Malinowski, criador da teoria funcionalista,o individuo sente necessidade e cada cultura vai satisfazer essas necessidades criando instituições ( religião,política, educação...) e as necessidades dos indivíduos(fome,abrigo...) são diferentes das necessidades da sociedade (instituições).As organizações sociais é que satisfazem as necessidades sociais.

O método de estudo era empírico. Pesquisa de campo.

ingo, 11 de dezembro de 2011

Evolucionismo, funcionalismo e estruturalismo.

Para ouvir a música, aperte o play. To listen to music, press play. Para escuchar a jugar prensa musical. Um Musik zu hören, drücken Sie spielen. Pour écouter jouer de la musique de presse. Per ascoltare la musica, premere play.

" A indulgência é a maneira mais polida de desprezar alguém" Mário Quintana.

EVOLUCIONISMO

Mentes iluministas

Com os governos tiranos e absolutistas dando sinais de que suas quedas eram eminentes, o homem viu nascer uma nova era de descobrimentos teóricos e mentais em todos os campos; na ciência, na filosofia, na matemática e principalmente nas áreas que tangenciavam o homem na sua evolução. O Iluminismo foi um dos principais precursores para que isso acontecesse, e a sede dos pensadores e cientistas era grande; esse período foi um tempo fabuloso para criação e desenvolvimento do homem, pois saíam das trevas e entravam literalmente no mundo iluminado do conhecimento.

O evolucionismo é um conjunto de pesquisas que ainda se encontra em movimento, iniciado no século XIX pelo inglês Charles Darwin, onde iniciou seus estudos estabelecendo uma comparação das espécies que habitavam lugares diferentes, e mais ainda a semelhança de animais extintos com os atuais. Concluiu que os organismos estão em constantes mudanças e somente os que se adaptariam em melhores condições sobreviveriam. Com essas afirmações, ele criou controvérsias que iam do campo científico ao ideológico e religioso, batendo de frente com a igreja, detentora do poder na época, e da doutrina do criacionismo (século XVIII) em que o homem descende diretamente de Deus e não dos macacos batendo de frente com eles, onde na época, menos que isso era motivo para arder na fogueira.

Jean Baptiste lamark

As idéias de Darwin quando foram lançadas eram um pouco confusas e seus estudos foram ajustados e complementados por cientistas anos depois e foi conhecida como Neo-Darwinismo.

Jean Baptiste lamark negou esse postulado dizendo que o homem é criado pelas modificações do ambiente e que o homem adquire as características por causa dos fatores ambientais, e isso seria transmitido para as proles, outra idéia que foi “ao chão”, por outro cientista: Weissman na qual falou que as características não são hereditárias.

O evolucionismo tenta formalizar o pensamento social com os pensamentos científicos conforme a teoria da evolução, isso pareceu razoável, marcando o início do antropologismo, abandonando completamente as idéias impostas pela igreja. Esse tipo de pensamento evolucionista ia contra alguns pensadores que fizeram várias críticas, entre elas estão: - a teoria é etnocentrista, estudava culturas já em desenvolvimento, igualava as culturas com culturas materiais, igualava a evolução com o progresso e adaptação, era constantemente confrontada por evidências.

Franz Boas

Boas era considerado o líder da rejeição antropológica ao evolucionismo social, e procurava abordar assuntos modernos e procurava ser cauteloso para evitar especulações etnocêntricas, simpatizando com a idéia de sociedades individuais coexistirem com seus contextos históricos. Até hoje ainda sofremos com os preconceitos étnicos, linguagens e argumentos, por palavras como: primitivo, civilizado, atrasado, avançado, com julgamentos de valores comuns do nosso dia a dia. Muitos foram os antropólogos que de destacaram na luta do homem e seu modo de viver, dentre eles alguns merecem uma atenção especiais junto com suas obras, são eles:

Charles Robert Darwin : publicou a Origem das Espécies: 1859

Jean Baptiste Lamark: publicou a lei do Uso e Desuso: 1809

Lewis Henry Morgan: publicou os Sistemas de Parentescos em Escala Global: 1871

Herbert Spencer: considerado o mentor e “pai” de Darwin

FUNCIONALISMO

Malinowski

O Funcionalismo atingiu seu apogeu a partir de 1930, porém teve seu inicio com o antropólogo Malinowski e depois com Radcliffe Brown preocupando-se com as transformações sócio-culturais; seus estudos estavam voltados em estudar o momento, não interessando mais explicar o presente pelo passado, e sim o contrário. Outros nomes famosos também compõem essa lista de funcionalistas como Emile Durkheim e Talkott Parsons onde falavam que a sociedade e sua respectiva cultura formavam um sistema integrado de funções, sendo o responsável pelas primeiras teorias antropólogas do século XX.

Malinowski e os índios Trobrians

Estes estudos mereceram certa importância, pois eles se passavam no campo das pesquisas, e procuravam explicar o ser em sua cultura e não na origem, pois os fundamentalistas acreditavam conhecer uma cultura sem estudá-la na história. Originalmente o funcionalismo tentava explicar as instituições sociais com os meios coletivos de satisfazer as necessidades biológicas individuais e mais tarde nas instituições sociais especialmente a solidariedade social. O trabalho direto com os povos foi uma das principais características desse sistema, pois modelava toda á análise funcional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com