Expansão Do Fascismo Na Europa
Artigos Científicos: Expansão Do Fascismo Na Europa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jean862 • 6/10/2014 • 753 Palavras (4 Páginas) • 763 Visualizações
Expansão do Fascismo
• Crise Política/Econômica na Europa pós I Guerra
Após a I Guerra Mundial, mais precisamente na década de 30, a Europa vivia sob a ameaça do fascismo, ideologia totalitária e expansionista que se estendeu por boa parte do continente.
O continente Europeu foi duramente afetado pela crise de 1929, pois estava em processo de reconstrução após o grande conflito.
O Estado liberal provou-se ineficaz no que tange os interesses nacionais, pois não conseguiu responder aos desafios da desaceleração econômica e do aumento do desemprego.
Surgiram vários movimentos os quais clamavam por um Estado forte e intervencionista, afim de gerir a crise e realinhar economicamente os países.
Muitos deles, à exemplo da Alemanha, encontravam-se devastados ,sendo esta obrigada não somente a pagar reparações de guerra como tendo também sua fonte de sustento confiscada pela França.
Foi em meio à esse ambiente de revanchismo, que as ideologias Fascistas encontraram o “substrato” necessário para se desenvolverem fortemente, principalmente em países de fraca tradição democrática.
• Características dos Regimes Fascistas.
Regimes pautados num sentimento de nacionalismo extremado, onde a nação é o bem supremo e os demais são vistos como inferiores, liberta-la do liberalismo e do marxismo eram os principais deveres de seus líderes e cidadãos.
O poder do Estado é quase absoluto fazendo-se presente na vida de todos que o compunham, regulando todas as relações, e cabendo à ele sob a figura do líder, tomar as decisões que melhor atendem os interesses da nação.
Há que se destacar também os altos níveis de investimentos em Industrias bélicas e nas forças armadas, possibilitando ao Estado usar de maneira mais efetiva o seu monopólio do uso da força, quer seja contra membros da própria nação, ou contra outros Estados.
• A Propagação dos ideias Fascistas pelo continente Europeu.
Apesar de ter iniciado na Itália com Benito Mussolini, os ideias fascistas rondavam vários países da Europa Central e Ocidental durante os anos da década de 1930. Este fenômeno estendeu-se para países como Alemanha (Adolf Hitler) , Espanha (Francisco Franco) e Portugal (Salazar).
Fascimo na Alemanha
Ao final da I Guerra, foi imposto à Alemanha um governo social-democrata, a "República de Weimar". Entretanto o regime em questão necessitava de recursos econômicos para manter a política social à qual ele se propõe, e com a falta do capital este teve sua legitimidade afetada e a oposição passou a crescer e pressiona-lo cada vez mais.
Contemporâneo à consolidação do Fascismo Italiano, Adolf Hitler escrevia na Alemanha, seu livro “Mein Kampf (Minha Luta)” o qual discorria acerca de suas teses de superioridade da raça alemã (Nacionalismo Racial), a qual ele denominava Ariana, ao mesmo tempo em que propagava seu ódio pelos Judeus e tudo oque estes representavam para a Alemanha.
Assim como Mussolini na Itália, Hitler promoveu
...