FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO MODERNO
Trabalho Universitário: FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO MODERNO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MidiaSantos • 5/5/2014 • 880 Palavras (4 Páginas) • 534 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA
FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO MODERNO
Bom Jesus da Lapa
2012
RANATO BARBOSA DOS SANTOS
FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO MODERNO
Trabalho apresentado ao Curso (Licenciatura em História) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [História do Brasil II, História da AméricaII, Povo Cultura e Religião, História Moderna II, Seminário IV].
Prof. Gleiton,Taíse,Guilherme, Fabiane, Bernadete
Bom Jesus da Lapa
2012
SUMÁRIO
1.0 – INTRODUÇÃO....................................................................................... 3
2.0 - DESENVOLVIMENTO........................................................................... 4
3.0 - CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................... 6
4.0 - BIBLIOGRAFIA...................................................................................... 7
1.0 - INTRODUÇÃO
Ao lermos o texto sugerido, intitulado, Teorias do Estado Moderno: Leituras Econômicas e Culturalistas, de autoria de Wanilton Dudek, podemos afirmar que, dada a complexidade do assunto a ser discutido, isto é, a formação do Estado Moderno, faz-se necessárias leituras mais abrangentes sobre a temática em questão. Entretanto, o presente trabalho nos leva a discutir o tema de forma sucinta, buscando a melhor compreensão da função e atuação de um Estado Moderno enquanto instituição humana.
Procuramos também neste trabalho apresentar concisamente, a ideia de como a criação do Estado Moderno incidiu na vida da sociedade desde a sua formação até os dias atuais. De maneira enfática tentaremos mostrar uma das consequências para a sociedade, advinda da consolidação do Estado Moderno e, fazendo com isso uma discussão do tema proposto.
2.0 - DESENVOLVIMENTO.
Com base em leituras no artigo disponibilizado para tal, podemos observar que há indefinição quanto à origem da formação dos Estados Modernos. É fato e notório, e segundo o autorque o Estado enquanto instituição humana, é muito antigo e também segundo o autor, há registros indicando de cerca de 10 mil anos, período em que surgiram as primeiras sociedades rurais na Mesopotâmia, ( DUDEK). Porém, o nosso intuito maior, não é enfatizar a gênese da formação do Estado Moderno em seu periodo inicial, ou seja, nos interessa analisar o tema em épocas mais recentes.
O velho mundo, istoé, a europa foi o berço do surgimento de vários acontecimentos históricos, tais como, revoluções: (religiosas,industriais culturais etc,) guerras e tantos outros. Dentre todos estes acontecimentos hitóricos, a formação e consolidação do Estado Moderno, também causou intensas mudanças para a humanidade desde a sua criasção até os dias atuais.
As consequências advindas desta consolidação, influenciou e influencia diretamente na vida das pessoas. Contudo, uma das consequências mais dolorosa para a humanidade foi a escravidão. Oriunda do colonialismo que na acepção da palavra, primava em dominar o mais fraco através da força, bem como estender seus territórios e obter riquezas usurpadas dos povos colonizados.
O colonialismo, marcado pelo modelo de governo monárquico e absolutista ascendeu ainda mais a escravidão, tornando seres humanos em simples mercadorias. No entanto, se por um lado, a escravidão proveniente da colonização, tranformou desastrosamente a vida
...