TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos Historicos

Dissertações: Fatos Historicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

Fatos históricos:

1º GUERRA MUNDIAL: (1914 A 1918)

Vários foram os fatores que desencadearam a 1º Guerra Mundial, mas o que foi considerado o estopim para a guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e esposa em Sarajevo. De um lado tríplice ALIANÇA: composta por ALEMANHA IMPERIO AUSTRO HÚNGARO E POSTERIORMENTE PELA ITALIA e do outro a tríplice ENTENTE: composta por FRANÇA, RUSSIA, REINO UNIDO. Países como BRASIL, ESTADOS UNIDOS, CANADA, SERVIA, entre outros, apoiavam a tríplice ENTENTE, conhecidos como PAISES ALIADOS.

No decorrer da guerra com a Europa devastada pelos conflitos os EUA forneciam alimentos, combustíveis, armamentos, produtos industrializados e maquina para a França e Inglaterra, tudo pelo sistema de crédito, compre agora e pague após a guerra. Isso fortaleceu a economia norte americana, nessa época também ouve a criação de gases tóxicos, aeronaves tanques de guerra e metralhadoras.

Contudo a divida destes países já passava de dois bilhões, com o final da guerra os EUA se tornou o pais mais rico do mundo, e a Alemanha um dos mais endividados e devastados tendo que indenizar outros países. O resultado dos conflitos foi mais de nove milhões de combatentes mortos graças a grande letalidade das armas utilizadas.

Quatro anos após a guerra a Europa não era mais a mesma e dentre as principais mudanças:

-Presidentes no lugar de príncipes.

- Automóveis circulando pelas ruas, submarinos nos mares e aviões nos céus.

- O cinema e o rádio também começaram a se expandir.

- As mulheres tomaram consciência dos seus direitos e tornaram-se mais livres.

2º GUERRA MUNDIAL: Conflito bélico que ocorreu na metade do século xx, entre as potencias do EIXO: JAPAO, ALEMANHA, ITALIA CONTRA OS ALIADOS: FRANÇA, EUA, UNIAO SOVIETICA, E INGLATERRA.

Os maiores avanços tecnológicos e médicos ocorreram no período de guerra. Muitas descobertas da época foram aperfeiçoadas e são utilizadas até hoje, tais como o microondas, coletes salva- vidas, aviões a jato, ate mesmo o automóvel Fusca, uma invenção de Hitler que ajudou muito a Alemanha se recuperar dos estragos pós-guerra.

Milhões de vidas foram perdidas, povos foram perseguidos, duas bombas atômicas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, devastando-as, mas ate hoje a guerra é a única coisa que faz os governantes investirem em desenvolvimento.

Tanto a Itália quanto a Alemanha passaram por uma grande crise econômica, uma das soluções tomadas pelos governos foi investir nas indústrias. A segunda guerra ficou conhecida também como ERA DO OURO CAPITALISTA, foi um período de propriedade econômica em meados do século xx.

GUERRA FRIA: (1945 A 1989) Após a 2º guerra mundial as grandes potências emergentes da 2º guerra, projetaram a sua influencia no concerto mundial das nações.

Formando dois grandes blocos de países que contrastavam ideologias e regimes políticos procurando cada um afirmar a supremacia do seu estilo e vida. Liderados pelos EUA e pela Rússia, estes blocos promoveram conflitos político, econômicos, tecnológicos e de poderio militar, numa época conhecida como GUERRA FRIA (conhecida como fria por não ser bélica). Corrida pelo armamento nuclear (bombas atômicas e de hidrogênio) nesse período ouve o primeiro lançamento de satélite pelos russos, e desenvolvimento de foguetes balísticos, e criação de estação espacial. Já os americanos enviaram tripulantes para a lua.

Essa guerra se estendeu ate a queda do muro de Berlim em 1989, o 1º grande marco ao fim da guerra. Em 1991 as superpotências concordam em eliminar todos os mísseis táticos que havia na Europa e na Península Coreana, com a dissolução da União Soviética, as armas nucleares estratégicas não ficaram apenas na Rússia, mas também na Bielorússia, Ucrânia e Cazaquistão, que concordavam com a transferência para a Rússia para a destruição de todas. Marco definitivo para o fim da GUERRA FRIA foi o desmantelamento da URSS. O capitalismo vitorioso aos poucos iria sendo implantado nos países socialistas, surgindo então a Globalização e o Neoliberalismo.

A GRANDE DEPRESSAO: Também conhecida como a crise de 1929, foi uma grande depressão econômica, que teve inicio em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. É considerado o pior e mais longo período de recessão econômica do século xx.

Essa crise causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas na produção industrial, preços de ações, em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países do mundo.

Em vinte e quatro de outubro de 1929 ouve o “crash na bolsa de valores de Nova York” as ações caíram dramaticamente essa data ficou conhecida como “quinta-feira negra”. Milhares de acionistas perderam grandes somas em dinheiro, muitos perderam tudo os que tinham, causado o fechamento de muitas fabricam e indústrias.

Os efeitos da depressão foram sentidos em vários países como Alemanha, países baixos, Austrália, França, Itália, Reino Unido, Canadá, e principalmente nos EUA que foi um dos mais afetados. Países pouco industrializados como o Brasil e a Argentina não conseguiram vender o café produzido, e tiveram que acelerar o processo de industrialização.

A União Soviética não sentiu nenhum abalo por se tratar de uma economia socialista e estava fechada para o mundo capitalista. A Depressão foi um dos fatores primários que ajudaram ascensão de regimes ditatória como os Nazistas comandos por Adolf Hitler na Alemanha. O inicio da Segunda Guerra terminou com qualquer efeito da DEPRESSAO, mesmo nos países mais atingidos.

DITADURA MILITAR: É uma forma de governo não democrático ou antidemocrático, ou seja, não há participação popular, ou que essa participação seja muito restrita. Na Ditadura o poder esta soube uma estância, diferente da democracia que o poder se encontra em varias estâncias como o legislativo, o executivo e o judiciário.

No Brasil o Regime Militar (Ditadura) esteve presente no período de primeiro de abril de 1964 até quinze de março de 1985, a Ditadura se deu através de um golpe militar que derrubou o então presidente João Goulart, as causas foram à instabilidade política durante a presidência de Goulart, ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais, alto custo de vida enfrentado pela população, promessas da reforma de base (mudanças radicais na economia, agricultura, e educação) medo da classe media que o país torna-se socialista, apoio da Igreja Católica e ate mesmo dos EUA.

As Principais características durante o regime foram repressão de qualquer um que fosse contrario ao regime imposto, utilizado até mesmo métodos de tortura; censura de meios de comunicação; censura aos artistas, atores músicos; cassação dos direitos políticos de opositores; implantação do bipartidarismo Arena (governo) e MDB (oposição controlada).

Nesse período há um forte crescimento da economia o que se chamava de “MILAGRE ECONOMICO” (1969 A 1973) esse crescimento foi alavancado pelo PAEG (PROGRAMA DE AÇAO ECONOMICA DO GOVERNO). Com a implantação desse programa ouve um crescimento do PIB (entre 7% a 13% ao ano); melhorias significativas em infraestrutura no país; aumento do nível de empregos, principalmente pelos investimentos na indústria e infraestrutura; o desenvolvimento industrial foi alavancado pelos investimentos nos setores de siderurgia, geração de eletricidade e indústria petroquímica, o setor foi puxado principalmente pelo fortalecimento das empresas estatais. No período do governo de Ernesto Geisel, o país caminhava para uma democracia, em 1974 há uma significativa vitoria do MDB nas eleições parlamentares. Já em 1979 volta o sistema pluripartidário. “Em 1984 ocorre o movimento das ‘diretas já” porem as eleições ocorreu de forma indireta com a eleição de Tancredo Neves.

O crescimento econômico do Brasil começou a diminuir a partir de 1974, com a crise mundial provocada pelo “choque do petróleo”, foi o fim do “ MILAGRE ECONOMICO”.

CRISE DO PETROLEO: A crise do petróleo aconteceu na década de 70 quando se descobriu que esse recurso natural não é renovável em decorrência disto o preço do petróleo sofreu muitas variações a partir de tal década, marcando efetivamente cinco momentos de crise do produto. Em apenas cinco meses (outubro de 1973 até março de 1974) o preço do petróleo subiu 400% causando reflexos poderosos nos EUA e na Europa e desestabilizando a economia por todo o mundo. Outras crises recorrentes ao petróleo vieram no decorrer dos anos, mas uma das principais delas foi à crise política do Irã, travou-se uma guerra entre o Irã e o Iraque que reduziu a produção do petróleo e aumento o preço do produto no mundo, já que os dois eram os maiores produtores e a oferta de petróleo ficou reduzida no mercado mundial.

Já em 1991 a guerra do GOLFO marcou mais um desequilíbrio da produção de petróleo mundial, os Iraquianos invadiram o Kuwait os EUA interviu e expulsou os Iraquianos, mas antes de sair eles incendiaram poços de petróleo causando uma crise econômica e ecológica.

ELEIÇOES DIRETAS: 1989 pode ser apontado como o ano da retomada dos sonhos de um pais democrático e menos desigual, com o fim da Ditadura Militar quatro anos antes e com a saída de cena do ultimo presidente General Jose Figueiredo (aquele que dissera que preferia cheiro de cavalo ao do povo). Sucedeu-o no cargo Jose Sarney o vice de Tancredo Neves, presidente eleito pelos deputados federais senadores e representantes da Assembleia legislativa, Tancredo morreu antes de tomar posse em vinte e um de abril de 1985.

Já em 1989 a eleição foi disputada por 22 candidatos dentre eles Collor, Lula, Brizola e Sarney, o Collor foi eleito no segundo turno com grandes promessas de mudanças. Sendo o povo que votou e escolheu seu novo presidente.

Com a implantação do plano Collor que no inicio teve uma boa aceitação pela abertura nacional as importações, acabou afundando a economia do país com uma inflação que chegou a 1200%, junto a isso denuncias de corrupção no seu mandato culminaram com o processo de impugnação do deu mandato (impeachment), esse processo fez com que presidente renunciasse em vinte e nove de dezembro de 1992, deixando o cargo para o vice Itamar Franco e o país endividado.

...

Baixar como  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »