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Ficamento: Complexo De Ze Carioca, Por Lilia Katri Moritz Schwarcz

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Por:   •  16/9/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  955 Visualizações

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COMPLEXO DE ZÉ CARIOCA

Notas sobre uma identidade mestiça e malandra

Autora: Lilia Katri Moritz Schwarcz

 Identidade pela falta

- Carência cultural nacional

- Silvio Romero: "pouca originalidade da cultura brasileira", "cópia"

Sua obra, inclusive, foi entendida como cópia do evolucionismo europeu e norte-americano

- Roberto Schwarz: "mal estar da cópia" = sentimento negativo em relação à produção nacional e cobrança de singularidade local

o Identidade nacional:

- Sempre reconstruída a partir de novos pretextos

- Elias: a identidade pode ser reveladora para alguns países e insignificante para outros

- Identidade brasileira = mestiçagem peculiar

A mestiçagem se re-significa em malandragem

Malandragem = Zé Carioca (Walt Disney, 1942)

O olhar estrangeiro reconhecia a simpatia do malandro como uma síntese local e uma boa imagem a ser exportada

 Construindo uma certa identidade:

- Pontapé inicial: emancipação política brasileira (1822)

Necessidade de formalizar a separação e de tomar algumas medidas emergenciais

Fundação das faculdades de medicina (para curar doenças), e de direito (para criar leis próprias)

Fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Primeiro concurso: "Como escrever a história do Brasil?" (objetivo de modelar a história da nação)

Vencedor: Karl Von Martius

Brasil = realidade miscigenada = "mito das três raças"

 A miscigenação como mácula: um laboratório racial

- Miscigenação = singularidade negativa, comprometimento do futuro e sinal máximo de degeneração.

 Mestiçagem na alma e branqueamento no futuro

- Oposição de imagens

Miscigenação como detração x curiosidade

- Silvio Romero: a mistura pode ser positiva

Mestiço = "genuína formação histórico brasileira"

Cultura brasileira = resultado da mistura de raças

- Afirmar a miscigenação = buscar entender "que país é este?"

 "Luz no final de túnel: os anos 30

- Fim dos anos 20: grande crítica aos modelos raciais de análise

A explicação deveria partir de argumentos de ordem social, econômica e cultural

- Substituições de termos: raça > cultura

mestiçagem > aculturação

- Criação de instituições culturais que que visam resgatar o folclore e a arte brasileira

- "Casa Grande e Senzala" (Gilberto Freyre - 1933): retomada da temática das três raças, que desta vez era celebrada. Brasileiro = mistura bem feita e original.

Apologia à civilização luso-tropical

- "Macunaíma" ( Mário de Andrade - 1928): revigora o mito das três raças

O personagem principal representa um "canibalismo cultural". Segundo Bosi, era "o resultado de um período fecundo de estudos e de dúvidas sobre a cultura brasileira"

 O mestiço é nosso

Estado novo: O mestiço vira racional

 Hoje tem feijoada

- Originalmente: comida de escravos

- Hoje: prato típico brasileiro

- Elementos referentes a mestiçagem brasileira: negro, branco, matas, ouro

 Entre capoeiristas

- Repressão policial, crime

- Oficializada como modalidade esportiva nacional em 1937

Herança da mestiçagem, produto nacional

- Capoeira cruzada = fusão das três raças

 O samba é mestiço

- Dança de preto > canção brasileira para exportação > produto genuinamente nacional

- Maxixe: música africana + música européia

Samba + maxixe = samba maxixado

batuque (negros) + maxixe (negros + europeus) +samba (negros + negros)

 A malandragem: uma modalidade mestiça

- Associação do samba com a capoeira e a malandragem

- Imagem contraditória da malandragem:

Negativa = falta de trabalho

Positiva = sujeito bem-humorado, bom de samba e bom de bola

Zé Carioca

Concepção freyriana do "jeitinho brasileiro"

- O malandro personifica a fábula das três raças, que gerou um tipo singular de civilização

 Da cor da raça, cheiro e sabor

- Lógica da malandragem = "etos" nacional

- Jorge Amado (mestiçagem de personagens): brasileiro mais lido no exterior

- Esportes: quem vence é a ginga brasileira

- No Brasil, os heróis mais querido se afastam da figura do mocinho que idolatra o trabalho

- Somos mestres da "dialética da malandragem"

- No Brasil tudo é possível

 Aquela tal malandragem

- "Os termos não permanecem ao acaso", eles indicam persistência de lógica preciosa

- Identidade: é a mistura racial que nos personaliza

- Mestiço = personificação da diferença

- Sérgio Buarque de Holanda: "homem cordial"

a cordialidade vem do coração e gera relações pautadas pela afetividade

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