Fichamento - Brasil Republicano
Artigo: Fichamento - Brasil Republicano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristianobento • 24/3/2015 • 806 Palavras (4 Páginas) • 754 Visualizações
NEVES, Margarida. O Brasil republicano. O tempo do liberalismo excludente. Da proclamação da república à revolução de 1930. 3ª ed., Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2008, v.1, p 13-44.
“Vertigem e aceleração do tempo. (...) Ainda que de forma menos contundente, o mesmo sentimento estaria presente nas principais cidades brasileiras, que, tal como a cidade-capital, cresciam como nunca, tornavam complexas suas funções e recebiam levas de imigrantes europeus que atravessavam o Atlântico em busca do sonho de fazer a América. (...) O progresso, tudo parecia arrebatar em sua corrida desenfreada.”
“A Vida transcorria lenta e sem outras alterações que não aquelas que distinguiam a estação das chuvas daquela da estiagem.”
“O que se pretende aqui é, em primeiro lugar, refletir sobre a República, regime político que Euclides da Cunha afirmava ser, no caso brasileiro, uma herança inesperada, bem como sobre as relações entre a nova institucionalidade implantada em 1889 e os sonhos de progresso e civilização, sem esquecer que, para o autor de Os Sertões, o primeiro termo está associado a uma condenação inexorável e o segundo constitui-se em um ideal de empréstimo.”
“Novos protagonistas assumem um papel importante no cenário internacional e, ao lado da Inglaterra, que havia sido até então a potência hegemônica inconteste. (...) Outros países passam a desempenhar um papel imperialista de destaque.”
“As grandes potências hegemônicas descobrem, nas áreas periféricas – inclusive no Brasil –, um mercado lucrativo para aplicações financeiras e passam a investir fortemente ali, onde a mão de obra é barata, os direitos sociais estão longe de serem conquistados e a matéria prima é farta e disponível.”
“A multidão, outra das novidades do tempo, ocupa as ruas e, paradoxalmente, faz crescer a sensação de isolamento e solidão ao instaurar o anonimato."
“As distâncias parecem encurtar-se. Em terra, amplia-se a poderosa rede de ferrovias. (...) Um novo veículo ganha as ruas de todas as cidades desde que Daimler e Benz constroem um automóvel movido a gasolina em 1885. (...) O telefone, o rádio, o telégrafo e a linotipo inventada por Mergenthaler em 1884 revolucionaram as possibilidades de comunicação. E os balões, os dirigíveis, os zepelins e outras engenhocas voadoras tornam cada vez mais tangível o mito de Ícaro e o sonho de Leonardo da Vinci, que se tornara realidade graças a um brasileiro.”
“O progresso técnico invade as casas, transforma os ritos, os costumes e os horários d rotina doméstica.”
“A ideologia do progresso, no entanto, impedia a percepção desta diferença e de algumas das decorrências menos edificantes do espírito do tempo, tais como o etnocentrismo, o desrespeito aos valores das diversas culturas, a injusta distribuição da riqueza entre os Estados e no interior deles, a prepotência, a violência e a exploração.”
“Sem dúvida a República brasileira parece feita de improviso, tal como sugere Euclides. A proclamação da República aparenta ser a resultante imediata de um golpe militar.”
“O movimento republicano organizou-se desde então em partidos políticos provinciais: divulgou seus
...