Fichamento De Koselleck Cap 1
Dissertações: Fichamento De Koselleck Cap 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sintyque • 20/10/2014 • 603 Palavras (3 Páginas) • 548 Visualizações
O autor estuda a história dos conceitos e a teoria da história. Neste livro, Koselleck
trabalha com as mudanças que os conceitos sofreram desde o fim da Idade Média até o
século XVIII.. Apresenta uma síntese da história conceitual e da teoria da história,
juntamente com as transformações ocorridas na Europa na passagem do século XVIII
para o XIX. O autor busca compreender "a dissolução do mundo antigo e o surgimento do
moderno por meio de sua apreensão conceitual", e como este mundo toma consciência
de sua própria modernidade.
O longo processo estudado por Koselleck teria ocorrido desde o século XV e culminado
na passagem do XVIII para o XIX. Nestes três séculos, houve uma transformação da
linguagem europeia, a ré-significação de termos tradicionais e a invenção de neologismos
para a experiência contemporânea, mudanças através da submissão da linguagem a
processões simultâneos e a dilatação dos conceitos. Em meio a estas transformações
semânticas e re-significações, Koselleck destaca a palavra "história" (Historie), que até
meados do século XVIII designava as diversas histórias existentes e desconexas
acumuladas pela tradição historiográfico, mas que a partir deste momento adquire um
caráter singular através do termo História (Geschichte), que inclui toda a humanidade em
um único processo temporal, resultando na análise da marcha da humanidade ou dos
progressos do espírito humano. Este tipo de análise será caracterizada como uma
"filosofia da história", que busca "apreender o passado, o presente e o futuro como i,a
totalidade dotada de sentido previamente definido", conduzindo ao deslocamento das
histórias que aguardavam sabedoria para a História que obriga a assumir horizontes de
expectativas para o futuro.
Para ilustrar a noção de temporalidade do período analisado, Koselleck utiliza " A batalha
de Alexandre" de Altdorfer. Este quadro representa a crença da aproximação do fim do
mundo e do Juízo Final presente no imaginário europeu do século XVI. isso se revela mas
semelhanças entre o sítio de Viena pelos turcos em 1529 e a Natalha de Issu que
Alexandre travou contra os persas em 333 a.C. Altdorfer retrata os persas como se
fossem os turcos de sua época. A sua intenção não consistia em suprimir ou eliminar as
diferenças culturais, históricas
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