Filme:: А menina que roubava livros
Resenha: Filme:: А menina que roubava livros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: trabalho1812 • 20/5/2014 • Resenha • 460 Palavras (2 Páginas) • 598 Visualizações
FILME: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
CURSO: pedagogia
MARIUZA ADRIANO
RA: 1406125
PALMITAL
2014
A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
É um filme baseado em um livro de Markus Zusak.
O filme retrata a vida de uma menina tentando viver a sua infância pobre, no meio da Alemanha Nazista em 1938 – antes e durante a 2ª Guerra Mundial.
A história se inicia com a menina viajando em um trem rumo à Alemanha. Tinha ela a idade média de 10 anos, acompanhada da mãe e do irmão mais novo, cujo objetivo era buscar um lar adotivo. Neste período da viagem, o irmão mais novo faleceu e a mãe e a filha providenciaram o enterro no cemitério. A garota não conseguiu absorver o impacto da morte do irmão caçula sem um motivo aparente. Logo após o sepultamento, ela se depara com um livro que caiu do bolso do Coveiro, ela não sabia ler ,mas, precisava de uma lembrança do irmão falecido.
Após o acontecido, a menina foi adotada por um casal alemão completamente desconhecido. A mãe adotiva se mostrava rabugenta e rigorosa, mas, compreensiva e conservadora também. O pai adotivo se mostrava amoroso e amável. Lisa, com o passar do tempo, passou a amar seus pais adotivos, tinha outro pessoa o qual ela gostava muito seu amigo Rudy. Devido às condições precárias da família, originadas pela guerra, eles passavam por dificuldades financeiras. Os Alemães queimavam livros para atender Hitler, do regime nazista, para eliminar os conhecimentos, culturas de outros países. Liesel, ao presenciar a celebração a Hitler, ela apanhou um livro praticamente queimado e foi observada pela esposa do prefeito, o seu gosto pela leitura.
Liesel começou a ajudar em casa e a pedido da mãe, foi entregar as roupas lavadas na casa do prefeito e recebia o dinheiro pelo trabalho prestado. Em uma destas entregas das roupas, a esposa do prefeito lembrou-se daquela passagem da Liesel pegando um livro queimado e a chamou para ver a biblioteca da casa. Foi firmada uma empatia entre a Liesel a mesma, onde diversas vezes a Liesel acessava e lia vários livros da biblioteca. A curiosidade, o sentimento sobre a leitura, fez com que Liesel adentrasse a biblioteca da casa pela janela dos fundos da casa do prefeito, várias vezes. O tempo passa a guerra retorna. É uma dessas passagens da guerra em que diversos vizinhos se reúnem em um porão para se proteger dos bombardeios, todos estão muito assustados. Então, Liesel aproveita o momento para ler a poesia e acalmar as pessoas. Ao cessar os bombardeios, voltaram para suas casas. Em 1942, a guerra retornou, destruindo moradias, matando os pais da Lisel e o seu melhor amigo Rudy. E como sempre a vida tem que continuar. Liesel vivera por mais alguns anos onde escreveu um livro no qual conta sua historia.
...