Fundamentos Teoricos, Historicos E Metodologicos Do Serviço Social I
Ensaios: Fundamentos Teoricos, Historicos E Metodologicos Do Serviço Social I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thatybc • 31/10/2014 • 642 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
Desafio de Aprendizagem
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I
Etapa nº1: Faça uma pesquisa sobre o surgimento do Serviço Social na América Latina, procurando pesquisar principalmente quais foram as condições da sua implantação.
O Serviço Social surgiu com as diferenças de classes sociais, as pessoas livres e os escravos, os senhores e os servos e assim por diante. E por razão destas dificuldades o serviço social foi aparecendo nos países da Europa com a participação das igrejas.
Nos países da America Latina, o Serviço Social teve destaque no Chile pelas idéias de libertação das teorias estrangeiras e isso ocorreu quase na mesma época do Brasil que foi em 1930 quando surgiu o processo de industrialização e urbanização.
Os pioneiros do serviço social estavam ligados em ajudar as pessoas na melhoria de vida de cada um dando orientações e assistências às pessoas e aos grupos cristãos (católicos ou protestantes). A igreja foi um dos fatores importantíssimo na vida de muitas pessoas que passavam por dificuldade financeiras e psicológicas pois, houve uma revolução de classes sociais.
No decorrer das décadas de 50 e 60, o assistente social foi preparado como mão-de-obra capaz de colocar em prática os programas sociais ajudando nos problemas individuais, grupais e comunitários pois a sociedade estava em crise.
Apesar de muitos trabalhos realizados na busca da igualdade na sociedade o Serviço Social até nos dias de hoje sofre um grande desvalorização. Mais mesmo assim ela vem lutando para o benefício de uma sociedade mais justa, pois é ela que vai melhorar a vida dos mais necessitados.
Etapa nº2: Faça uma pesquisa procurando entender o processo de desenvolvimento do Serviço Social no mundo.
Para auxiliar essa etapa, leia o texto: “O Serviço Social na sociedade capitalista: o debate entre as perspectivas conservadoras e históricas crítica” de Valéria Coelho de Omena.
Disponível em:HTTP://PT.scribd.com/doc/14987845/O-SERVICO-SOCIAL-NA-SOCIEDADE-CAPITALISTAO-DEBATE
Conforme Iamamoto & Carvalho (1989, p.77)
“A questão social não e senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.”
Ou seja, entende-se por “questão social”, o embate político entre as classes fundamentais - burguesia e proletariado num dado período da historia – século XIX. Este embate ocorre quando a classe trabalhadora, ciente que sua miséria crescia proporcionalmente a riqueza e abundancia dos detentores dos meios de produção, reconhece-se enquanto classe se põe como ator na arena política, exigindo um novo rumo para sua vida, revelando-se, desta forma, não somente como “classe em si”, mas como “classe para si”.
Vale ressaltar que o próprio termo “questão social” e uma expressão que, quando tomada historicamente pela burguesia, passa a subsumir o caráter político da luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e trabalho. “Conforme Iamamoto &
...