GESTÃO PÚLBLICA
Tese: GESTÃO PÚLBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/3/2014 • Tese • 348 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
O mercado está em alta, tanto para o bacharel quanto para o tecnólogo com essa formação, com concursos públicos para cargos que oferecem salários atrativos. Boa parte das contratações é feita pelos municípios, que assumem os serviços de saúde, educação e assistência social. "A gestão municipal e estadual, particularmente, apresenta muita carência de profissionais devidamente preparados. Aí estão as melhores oportunidades para o graduado", diz Alan Lacerda, coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas na UFRN. O Legislativo, principalmente na assessoria parlamentar, o Judiciário também têm demandado o profissional. E ONGs, fundações e associações que competem por recursos públicos precisam profissionalizar sua estrutura administrativa. A demanda está pulverizada por todo o país, mas Brasília e o Sudeste concentram o maior número de vagas. Cresce também o número de empresas privadas que contratam o graduado, principalmente entre aquelas que prestam serviços para a área pública. "O conceito de administração pública vai além da ideia de gestão de uma estatal", diz Maria Isabel Araújo Rodrigues, coordenadora do bacharelado de Administração Pública da EG-FJP. Existem oportunidades em todas as regiões do país, mas o grande mercado de trabalho está no Sudeste, que apresenta o maior crescimento econômico.
Além, é claro, de Brasília, onde se concentram os órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário
da esfera federal. No Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) são tradicionais empregadores.
É a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas. Encarregado de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo, o administrador público é essencialmente um planejador. Cada vez mais requisitado pelo mercado, ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais. Os profissionais são habilitados para a execução do planejamento e da gestão de políticas públicas, a implementação de programas de responsabilidade social, a gestão de organizações sociais e a elaboração de programas governamentais. Também são requisitados para atuar em agências reguladoras e de fomento social.
...