Gestão Habiental
Casos: Gestão Habiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nick_S_F • 6/4/2014 • 386 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Gestão Ambiental: Uma prática para mediar conflitos socioambientais.
De longe a maior qualidade da espécie humana é a sua capacidade de se adaptar, e mais do que isso, adaptar o espaço a sua volta para garantir-lhe condições favoráveis de existência.
Porem ao longo de sua evolução e do processo de dominação do planeta foram surgindo alguns problemas que dificultavam e talvez até ameaçavam a existência do ser humano. Um deles foi o aumento do numero de pessoas dentro da sociedade e proporcional a isso o aumento do numero de pessoas carentes de espaço e recursos para a sua subsistência. Porem até então este problema havia sido solucionado com facilidade, quando o ser humano procurava por novos territórios que pudessem satisfazê-lo. Porem, desde o ultimo século, estes territórios ao longo do mundo tem alcançado números baixos a ponto de representar uma ameaça para a sociedade, ao ponto de corrermos o risco de não termos mais para onde fugir.
Gestão ambiental é nada mais do que organizar a longo prazo estratégias e padrões de estio de vida para uma sociedade visando que ela sobreviva na natureza sem causa-la esgotamento ou malefícios que prejudique o ambiente e a sociedade.
Brasil
No Brasil, existem normas formais para execução da gestão ambiental desde a chegada da sociedade luza no território, sendo que legalmente era necessário um controle do nível de consumo dos recursos naturais. E com o passar do tempo essas normas e leis foram evoluindo e se adaptando as diversas partes do território brasileiro, e tomou proporções maiores ainda em sentido de conscientização governamental depois da regulamentação do Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras em 1977 junto a conferencia de Estocolmo, também na década de 70. Na década que se seguiu foram surgindo consequentemente outros decretos e leis que buscavam preservar do meio ambiental, sendo uma delas a lei do Estudo de Impacto Ambiental que tratava de uma serie de medidas preventivas aplicadas em zonas de uso industrial.
Na mesma época fora criada a PNMA(Politica Nacional de Meio Ambiente) que visa a preservação do meio ambiente passado a enxergá-lo como patrimônio público que deve ser necessariamente protegido e zelado por toda a sociedade.
O IBAMA por sua vez é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental em caso de ações que possam ter grande impacto no meio ambiente, regionalmente, ou nacionalmente.
...