Governos Atuais No Brasil
Dissertações: Governos Atuais No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: markyto • 4/7/2014 • 434 Palavras (2 Páginas) • 374 Visualizações
JOSÉ SARNEY
Pontos positivos: criação e promulgação da Constituição de 1988. O fim da censura, a livre organização partidária, o retorno das eleições diretas e a divisão dos poderes.
Pontos negativos: na esfera econômica tivemos uma grande euforia alimentada pela implementação do Plano Cruzado. Valendo-se do tabelamento de preços, o plano conseguiu realizar uma tímida distribuição de renda e promoveu o aumento do consumo da população. No entanto, a euforia foi seguida de uma pane no setor de produção e da falta de produtos de primeira necessidade.
FERNANDO COLLOR
Pontos positivos: A população, já insatisfeita com a crise econômica e social, revoltou-se contra o governo. Foi instalada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), a fim de investigar a participação de Collor no esquema chefiado por PC Farias. O povo foi às ruas vestido de preto e exigindo o impeachment de Collor.
Pontos negativos: Trabalhadores, empresários, foram surpreendidos com o confisco em suas contas bancárias. O governo chegou a bloquear em moeda nacional o equivalente a oitenta bilhões de dólares. O governo Collor também deu início às privatizações das estatais e à redução das tarifas alfandegárias. Com produtos importados a preços menores, a indústria nacional percebeu a necessidade de se modernizar e correr atrás do prejuízo.
ITAMAR FRANCO
Pontos positivos: foi elaborado o mais bem-sucedido plano de controle inflacionário da Nova República: o Plano Real. Montado pelo seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano visava criar uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos, desvinculada da moeda vigente, o Cruzeiro Real. Desta forma, cada URV correspondia a US$ 1. Posteriormente a URV veio a ser denominada “Real”, a nova moeda brasileira. O Plano Real foi eficiente, já que proporcionou o aumento do poder de compra dos brasileiros e o controle da inflação.
Pontos negativos: teve dificuldade para conquistar grandes avanços em outras áreas da administração pública, como saúde e educação.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Pontos positivos: O controle da inflação e a estabilidade do Plano Real, que foram os carros-chefes da política de FHC, implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Pontos negativos: privatização de empresas públicas brasileiras com o objetivo de controlar o processo inflacionário.
LUIZ INÁCIO DA SILVA
Pontos positivos: anunciou um projeto social destinado à melhoria da alimentação das populações menos favorecidas. Estava lançada a campanha “Fome Zero”. O combate à inflação, a ampliação das exportações e a contenção de despesas foram algumas das metas buscadas pelo governo.
Pontos negativos: no ano de 2005, o governo foi denunciado por realizar a venda de propinas para conseguir a aprovação de determinadas medidas. O esquema, que ficou conhecido como “Mensalão”, instaurou um acalorado debate político que questionava se existia algum tipo de oposição política no país.
...