Grandes Crises Do século XIV
Exames: Grandes Crises Do século XIV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanaportuguesa • 10/10/2013 • 276 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
No século XIV, uma série de crises atingiu a Europa. Foi o século das guerras, da peste e da fome. A Peste Negra teve origem na Ásia, tendo alcançado toda a Europa, trazida pelos comerciantes italianos. Esta epidemia alastrou-se rapidamente, pois as más condições de higiene nos burgos favoreciam a proliferação de ratos, hábitat da pulga portadora do vírus. Era uma epidemia bubônica, pulmonar e intestinal. Como a contaminação caminhava pelas rotas comerciais que uniam as cidades européias, milhões de pessoas morreram e povoados inteiros desapareceram. Estima-se que cerca de um terço de toda a população européia tenha desaparecido, entre 1347 e 1350, fase de maior incidência. Os campos se esvaziaram e a produção agrícola declinou. Por outro lado a fome se tornava constante.
As crises afetaram profundamente a atividade agrícola. Além das guerras e da epidemia, a crise agravava pelas más condições atmosféricas. Anos de seca seguidos por anos de muita chuva. Mal alimentada, a população mais facilmente contraía doenças. Estabelecia-se um verdadeiro ciclo vicioso. A escassez da mão-de-obra rural provocava queda na produção. Os preços dos produtos agrícolas aumentavam à medida que a produção decaía. A população subnutrida era fácil vítima da peste.
As calamidades que abalaram a Europa, a sobrecarga dos impostos e o desejo de liberdade levaram a milhares de camponeses à revolta. Na França, camponeses cansados dos saques dos cavaleiros franceses e ingleses, envolvidos na guerra, revoltam-se chefiados por Jacques, o Simples. A revolta atingiu os centros urbanos e o levante assumiu características revolucionárias quando se ameaçou o próprio rei. Milhares de trabalhadores acabaram massacrados pela dura reação da nobreza. As guerras se iniciaram em Flandres e se alastraram por toda a Europa.
...