TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO HEBRAICA

Dissertações: HISTORIA DA EDUCAÇÃO HEBRAICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR:

TURMA:

NOMES:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS HEBREUS

CIDADE, MARÇO DE 2014.

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................3

Educação Religiosa – Educação do Lar...................................................4

Professores – Temas e métodos de estudos...........................................5

O trabalho.................................................................................................6

Conclusão.................................................................................................7

Referências...............................................................................................8

Introdução

Com esse trabalho podemos perceber que muitos dos métodos usados pelos Hebreus, usamos até hoje, como aprender a memorizar ler é o melhor caminho, compartilhando perguntas e respostas, lendo gibis, revistas e livros. Já na época deles usavam provérbios e parábolas. O ponto mais marcante para nós foi que a Educação começava na religião, aprendiam a ler e escrever na prática da religião, e além de possuírem noções de aritmética. E resaltando que já naquela época a Educação começava em casa.

Educação Religiosa

Começava em casa e continuava quando os filhos iam com seus pais aos cultos religiosos. No princípio o povo adorava no tabernáculo (um santuário do Deus dos Hebreus, durante a peregrinação no deserto) mais tarde em sinagoga (Lugar para orar, para reuniões e cultos de introduções religiosas). Em todos esses lugares, as crianças podiam aprender sobre os rituais (como ofertas e sacrifícios) e do ensinamento ministrado pelos sacerdotes. Levitas ou rabinos. Além disso. aprendiam sobre as Escrituras e sobre o que Deus (Javé) queria do povo judeu: e sobre as festas anuais e festivais religiosos. Participando dessas práticas religiosas, as crianças aprendiam não só sobre as tradições da nação, mas também sobre a atuação de Deus em suas vidas. Os hebreus eram proibidos de representar seu Deus por meio de pintura ou escultura, pois, para eles, além de Deus ser grandioso demais para caber em uma imagem, o culto a ídolos era negado por um dos dez mandamentos. As principais fontes de estudo para eles era a Bíblia (Torá). Moises o grande condutor do povo a terra Prometida; recebeu a Javé (tábua com os Dez Mandamentos).

Educação no lar

A família hebraica era patriarcal, ou seja, o homem tinha autoridade sobre a esposa e os filhos. Quando um homem casado morria sem deixar filhos, um de seus irmãos era obrigado a casar-se com a viúva para gerar descendência ao irmão morto. A educação dos filhos começava por volta dos três anos, quando já sabiam falar: orações e cânticos eram aprendidos por repetição. Em casa, observavam os símbolos e práticas religiosas que propiciavam oportunidade de ensino. Os pais tinham responsabilidades definidas na educação. O pai ensinava religião, a história do povo hebreu e uma profissão. Também deveria ensiná-lo a nadar e era responsável por encontrar uma esposa para seu filho. À mãe cabia ensinar suas filhas a serem obedientes e esposas capazes. As meninas aprendiam a cozinhar, fiar, tecer, tingir, cuidar de crianças e até dirigir escravos. Aprendiam a triturar grãos e às vezes ajudavam na colheita, deviam ter boas maneiras e alto padrão moral. Segundo o costume da comunidade judaica, as meninas tinham oportunidades educacionais formais restritas e não lhes era permitido estudar a Lei. Não obstante, algumas tinham educação de alto nível em casa, aprendendo música, dança leitura, escrita e a manejar pesos e medidas. Nas famílias ricas, os filhos tinham tutores em casa.

Professores

Os professores eram líderes religiosos – sacerdotes, profetas, ou escribas Desta forma para o povo hebreu não havia separação entre religião e educação. Os religiosos instruíam o povo nas sinagogas, mais tarde quem assumirá o ensinamento e herança histórica do povo hebraico foram os profetas, criticando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com