Historia
Ensaios: Historia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaam • 15/5/2014 • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 1.928 Visualizações
Caracterize os pontos básicos da hegemonia europeia no início do século XX.
- *Economia, porque controlava a maior parcela da produção mundial, 62% das exportações de produtos e 80% dos investimentos de capitais no exterior. *Hegemonia politica, porque em sua expansão o capitalismo Europeu levou á necessidade de controlar os países da Ásia, África, América Latina e Oceania.
A Europa era a maior importadora de produtos agrícolas e matérias-primas dos países mais pobres (África, Ásia e América Latina).
2)Identificar as principais potências europeias, considerando-os diretamente ligados às origens interesses, principalmente os diretamente ligados às origens da Primeira Grande Guerra.
- A Primeira grande guerra marcou o inicio da crise geral. Os homens da época, não acreditavam na possibilidade de uma guerra generalizada. No máximo, levantavam a possibilidade de uma guerra rápida e localizada. Os problemas sociais e econômicos agravaram-se a classe media se pauperizava e a pressão operaria aumentava. A revolução socialista explodira na Rússia, e representava uma ameaça para a Europa.
3) Analisar As origens da Primeira Guerra Mundial, relacionando imperialismo, nacionalismo, armamentismo e sistemas de alianças.
- O clima internacional na Europa era carregado de antagonismos que se expressavam na formação de alianças secretas e de sistemas de alianças, tornando a ameaça de uma guerra inevitável. No plano ideológico, a época se caracterizou pela intensificação da propaganda dos nacionalistas, os quais serviam para encobrir as ambições imperialistas. Para sustentar o nacionalismo agressivo e o imperialismo beligerante, os países empreenderam a corrida armamentista. Intensificou-se a produção de armas e munições, desenvolveu-se a construção naval, aumentaram-se os exércitos: criou-se uma Paz Armada.
4) Distinguir os principais pontos de atrito entre a potências europeias.
- * O ângulo-germânico; a Alemanha unificada tardiamente e tendo se desenvolvido “rompendo etapas”. No final do século XIX desalojara a Inglaterra da sua posição de “oficina do mundo” entretanto não possuía mercados correspondentes ao período econômico.
* O franco-alemão; os alemães se opunham a penetração francesa no Marrocos, o que ameaçara a paz mundial, gerando crises internacionais.
* O russo-alemão; o controle do estreito de Dardanelas, a rota do expansionismo russo cortava a do imperialismo alemão.
* O austro-sérvio; a Sérvia fomentava as agitações nacionalistas dentro do Império Austro-Húngaro, sendo constante fonte de atritos; assim aconteceuna crise internacional, quando a Áustria exigiu a independência da Albânia, foi esse o atrito que provocou o início do conflito, com o assassinato em Sarajevo.
5) Diferenciar Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
-* Tríplice Aliança; mais coeso, agrupando Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, a Itália era o ponto fraco por ser incerta sua atitude na ocasião de um conflito e também por estar se aproximando das potências da entente cordiale.
* Tríplice Entente; formada por uma aliança militar e dois acordos. Os vínculos entre tais países eram mais frágeis do que aqueles que entrelaçavam o “sistema alemão.” Tinha contra si a fragilidade social, política e econômica da Rússia, sendo difícil também prever o comportamento da Inglaterra antes de iniciar-se um conflito armado.
6) Caracterizar o incidente de Sarajevo.
- O sistema de alianças secretas gerou um mecanismo tal, bastava um incidente para desencadear um conflito generalizado. Foi o que ocorreu em julho de 1914, quando o arquiduque, herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando foi assassinado em Sarajevo por um estudante da Bósnia-Herzegovina(província austríaca reivindicada pela Sérvia).
7)Identificar os principais integrantes dos aliados e das potencias centrais.
- Os principais integrantes foram: França, Rússia e Grã-Bretanha que entraram na primeira guerra mundial em 1914. Os demais se achavam evoluídos diretamente no início da guerra. Áustria-Hungria, Servia, Inglaterra, Bélgica e Alemanha, em 23 de agosto, o Japão juntou-se aos aliados. Em novembro a Turquia aderiu às potências centrais e a guerra tomou um caráter mundial à medida que as colônias desses países se viram envolvida.
8) Considerar a importância do ano de 1917, no contesto geral da guerra, levando em conta as mudanças ocorridas.
- A decisão do conflito ocorreu em 1917, caracterizando-se pelo agravamento da campanha submarina alemã, mesmo contra os navios neutros pela entrada dos Estados Unidos no conflito e retirada da Rússia da guerra com a trégua assinada em dezembro, após os bolchevistas terem tomado o poder. A entrada norte-americana no conflito, foi decisiva porque todos os países envolvidos enfrentavam naquele ano problemas internos : a Rússia assistiu a deposição da monarquia em março e a tomada do poder pelos bolchevistas em novembro; na França, após fracassada ofensiva, as tropas se amotinaram ;a Inglaterra estava a beira do colapso, e mesmo entre as potencias centrais a situação não era boa,
...