Historia Da Arquitetura
Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Arquitetura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: su1104 • 22/2/2015 • 491 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
CLIMA QUENTE SECO
A arquitetura de climas quentes não se limita ao espaço interior, estendendo-se ao exterior, que o rodeia. Podemos notar que a vida social da população dessas áreas é realizada principalmente ao redor de suas casas. Por este motivo é normal cozinhar, comer, trabalhar, jogar e se reunir fora de suas casas, e buscar a proteção das mesmas somente quando sentem a necessidade de intimidade ou quando forçados pelas condições climáticas.
Outra característica das habitações nas regiões de clima quente seco é a predominância de cores claras, que tem a finalidade de comportar-se como a primeira barreira contra a transmissão térmica da envolvente do edifício.
Sombrear o espaço é fundamental, já que as áreas ao ar livres só podem ser usadas quando tem sombra. Os pátios e os jardins, as galerias cobertas, as pérgolas e o conjunto de arvores e arbustos são muito usados porque cortam os raios diretos do sol e os raios refletidos pela sup As condições naturais nos desertos arenosos são muito duras para a realização de trabalhos de construções e desfavoráveis para a vida normal dos homens.
Clima quente e seco: o clima quente e seco distingue-se por um conjunto de características metereológicas próprias da zona geografica em causa: verão longo (mais de cem dias) e muito quente, com elevada temperatura do ar (de valor absoluto superior a 40° e temperatura media diaria do mes mais quente superior a 20°) e umidade relativa media do ar inferior a 50%, observando chuvas casuais, ventos secos e tempestades de poeiras.
O clima quente e seco é proprio das terras compreendidas entre as latitudes 15° e 45° (no norte e no sul)
Geralmente nesse tipo de clima são utilizados materiais construtivos externos de inércia térmica media. Esses materiais tem como característica uma grande capacidade de acumular calor (aquecem lentamente e resfriam também lentamente). Por isso os elementos construtivos externos feitos desses materiais possuem, no clima quente e seco, uma vantagem considerável: antes de começarem a transmitir o calor para as superfícies internas, absorvem-no durante muito tempo.
São exemplos desses materiais: betão,tijolos, pedras naturais e artificiais, barro, blocos de cimento e escorias.
Para se poder diminuir o efeito negativo produzido pela radiação solar nas obras de construção no clima quente seco podem ser usadas coberturas protetoras de alto poder refletor. Ex: Aeroporto de Gidá na Arábia Saudita.
As estruturas urbanas seguem os mesmos princípios; as cidades em climas quente-secos são compactas, voltadas para o interior, introvertidas em torno das fontes de resfriamento. São cidades de estruturas fechadas ou até enterradas. Os ventos devem ser desviados para não dissiparem a umidade que se produz por evaporação nas fontes, lagos ou espelhos de água. A evaporação produzida pela ocupação humana que deve ser pouco dissipada, apenas por higiene. A estrutura é um complexo normalmente mais geométrico formando uma unidade compacta.
Temperaturas diurnas acima de 40º
Baixa Umidade do ar
-Minimizar a Radiação Solar (verão)
-Maximizar
...