Historia Da Educação E Pedagogia
Monografias: Historia Da Educação E Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaure • 4/6/2014 • 2.068 Palavras (9 Páginas) • 235 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................................................Página 04.
A preservação da memória histórica, a reconstrução do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares..........................Página 05.
A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica................................................................................................Página 07. História da educação brasileira (cronograma).............................................................Página 08. Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo.............................................Página 11. Conclusão.....................................................................................................................Página 19. Referências Bibliográficas...........................................................................................Página 20.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo informar um pouco mais sobre a história da educação no Brasil e lamentavelmente demonstrar o quanto a mesma ainda precisa de recursos e de conscientização, por parte de todos, da sua real importância.
“A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA, A RECONSTRUÇÃO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SÃO SEMPRE IDÊNTICOS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES.”
A história nos permite ser mais inteligível a atualidade, pelo conhecimento do passado pois é graças a ela que nós descobrimos as origens, muitas vezes distantes das nossas tradições educacionais. A história da educação vem por meio de sua matéria nos mostrar que somos seres feitos de tempo, seres que vivem o passado intensamente no presente, um grande exemplo disso é quando as pessoas que se tornam pais dizem a seus filhos não pode isso ou aquilo, sua avó sempre disse que poderia fazer mal ou quando os pais contam histórias do passado para seus filhos isso representa o que foi vivenciado servindo de exemplo e esteio para o presente e regra para o futuro.
A preservação da memória, não foi idêntica ao longo do tempo, variou bastante conforme a cultura, a história serve para cultivar, compreender as identidades, pensar e para explicar que não há mudança sem história.
EU APRENDI
Que a melhor sala de aula do mundo
Está aos pés de uma pessoa mais velha;
Que ser gentil é mais importante do que estar certo;
Que eu sempre posso fazer uma prece por alguém
Quando não tenho a força para
Ajudá-lo de alguma outra forma;
Que não importa quanta seriedade a vida exija de você,
Cada um de nós precisa de um amigo
Brincalhão para se divertir junto;
Que algumas vezes tudo o que precisamos
É de uma mão para segurar
E um coração para nos entender;
Que deveríamos ser gratos a deus
Por não nos dar tudo que lhe pedimos;
Que deus não fez tudo num só dia;
Que ignorar os fatos não os altera;
Que o amor, e não o tempo,
É que cura todas as feridas;
Que cada pessoa que a gente conhece
Deve ser saudada com um sorriso;
Que ninguém é perfeito
Até que você se apaixone por essa pessoa;
Que as oportunidades nunca são perdidas;
Alguém vai aproveitar as que você perdeu.
Que devemos sempre ter palavras doces e gentis
Pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las;
Que um sorriso é a maneira mais barata
De melhorar sua aparência;
Que todos querem viver no topo da montanha,
Mas toda felicidade e crescimento
Ocorre quando você esta escalando-a;
Que quanto menos tempo tenho,
Mais coisas consigo fazer.
(William Shakespeare)
A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL - A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA
A história da educação no Brasil, nos mostra as suas várias concepções de ensino ao longo da história, bem como entender a partir do passado a educação da atualidade onde a formação implica necessariamente na estruturação do nosso modelo de ensino, pois desde aquela época da descoberta sofremos a falta de estrutura e investimento nessa área. Foi por meio dos Jesuítas que chegaram em 1549 chefiados pelo padre Manuel da Nobrega que se principiou a educação no Brasil, pois naquela época a educação era tortuosa desde o início, tinha uma elite dominante e exploradora.
A educação escolar brasileira nunca foi considerada como prioridade Nacional, mesmo com a evolução histórico-econômica do país, mesmo tendo, ao longo de cinco séculos de história, o Brasil não priorizou a educação em seus investimentos políticos sociais, pois a história da educação brasileira, sempre foi marcada por diferenças sociais gritantes desde o tempo do Jesuíta até a atualidade. O Brasil tem pela educação
...