TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia De Educação

Artigos Científicos: Historia De Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  3.772 Palavras (16 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

História da Educação e da Pedagogia

Professora: Lisânia De Giacometti

Tutor (a): Laís Moraes Ossuna

 RA 403137 JOSILDA SILVA DE JESUS

 RA NAYARA CRISTIANE ANDRADE MARRA

 RA 377710 POLLYANA DENAR GARCIA PEREIRA

 RA 156950 SANDRA LEMOS SILVA

Sobradinho 25 de abril de 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------PÁG 03

SOMOS FEITOS DE TEMPO?----------------------------------------------------PÁG 04

CONTRA-REFORMA CATÓLICA----------------------------------------------PÁG 06

 “A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica”-----------------------------PÁG 07

INTRODUÇÃO

Aqui falaremos mais um assunto importante sobre Pedagogia, desde o início até os dias atuais,suas características em especial.Trataremos de um assunto importantíssimo que é HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA e seus complementos.

SOMOS FEITOS DE TEMPO?

Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.

Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Ou seja: estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente.

Se resultamos desse movimento incessante, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Não há um conceito de “ser humano universal”que sirva de modelo em todos os tempos (...) Não nos compreendemos fora de nossa prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.

Com a HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e crítico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso. Se somos seres históricos, nada escapa à dimensão do tempo.

A História surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, não é simplesmente uma disciplina. Ela trata da abordagem científica de recortes da realidade e oportuniza estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. As questões de educação estão engendradas nas relações que se estabelecem entre as pessoas nos diversos segmentos da comunidade. É um fenômeno que sofre os efeitos do jogo de poder, por estar de fato envolvida na política.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO tem duas funções:

1. Como disciplina de um curso, oportuniza que as pessoas envolvidas no projeto de educar as novas gerações tenham consciência do caminho já percorrido e possam, intencionalmente, estabelecer metas para a implementação desse processo, atentas para as mudanças necessárias.

2. Como atividade científica de busca e interpretação das fontes, para melhor conhecer nosso passado e nosso presente.

Por fim, essas duas funções da HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, devem exercer fecunda influência na política educacional, sobretudo nas situações críticas em que são gestadas as reformas educativas, depois transformadas em leis, a fim de que se possa defender a implantação de uma educação democrática e de qualidade.

• Em relação à História da Educação Brasileira.

Modelo atual de Educação no Brasil

Caminhando pela História da Educação no Brasil, observamos poucas mudanças desde o início até os dias de hoje. O que houve foi uma sucessão de avanços e decaídas. Inicialmente a educação do nosso país era promovida pelos jesuítas e piorou com a expulsão da companhia de Jesus, que permaneceu inalterada até a chegada da família real, em 1808, estruturando a partir de 1960.

Os Jesuítas preocupavam-se em catequizar os índios e ao ensino das primeiras letras aos filhos dos colonos. As escolas não eram vistas como algo necessário, isto se devia ao fato de ser uma colônia rural e os braçais dependiam mais da força bruta. Saber ler consistia em um luxo, foi quando a expulsão da companhia de Jesus no Brasil que o processo escolar ficou adormecido. Aos que pertenciam às elites havia a possibilidade de estudar na Europa, e com a chegada da família real a educação escolar continuava sendo privilégio destes.

Chegamos então ao início do século XX e a população brasileira continuava com nível de escolarização baixíssimo. Após a primeira guerra mundial, chegaram os imigrantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com